Sociologia e pensadores - uma breve passagem sobre a vida dos grandes pedagogos da história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA E PENSADORES
UMA BREVE PASSAGEM SOBRE A VIDA DOS GRANDES PEDAGOGOS DA HISTÓRIA

* Amilcar Cabral
12 de setembro de 1924 – Bafatá, Guiné
20 de janeiro de 1973 – Conacri (Assassinato)
Político de Guiné e Bissau, Amilcar  após completar no Mindelo o curso liceal, ingressa em 1945 no Instituto Superior Agronomia, em Lisboa. Contratado como adjunto dos Serviços Agrícolas eFlorestais da Guiné, volta a Bissau em 1952. Um ano depois após percorrer grande parte do país durante o Recenseamento Agrícola de adquiriu um conhecimento profundo da realidade social vigente ganhando assim uma antipatia por parte do governo que o envia para Angola, e já em 59 funda o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Em 23 de janeiro de 1963 tem início a luta armadacontra a metrópole colonialista, com o ataque ao quartel de Tite, no sul da Guiné-Bissau, a partir de bases na Guiné-Conacri e em 21 de novembro de 1970, o Governador português da Guiné-Bissau inicia a Operação Mar Verde, com a finalidade de capturar ou mesmo eliminar os líderes do PAIGC, então aquartelados em Conacri sem sucesso e então, em 1973, Cabral é assassinado em Conacri, por dois membrosde seu próprio partido. Amílcar Cabral profetizara seu fim, ao afirmar: "Se alguém me há de fazer mal, é quem está aqui entre nós. Ninguém mais pode estragar o PAIGC, só nós próprios."
* FREINET, CÉLESTIN
 15 de outubro de 1896 - Vila de Gaves, Alpes Franceses.
 8 de outubro de 1966  - Vence, França.
Sua condição de vida rural, comportamentos e valores do campo, veio mais tardeinfluenciar sua pedagogia. Já em 1914, com o comprometimento de seu pulmão na guerra, Freinet decide ser professor primário demonstrando assim seu respeito à criança criando várias técnicas pedagógicas, uma delas seria a “aula passeio”, pois acreditava que o interesse da criança não estava na escola e sim no que acontecia fora dela. Seu ideal estava na atividade com o objetivo de trazer motivação, ação evida para a escola. Sua pedagogia  estava ligado ao conhecer a natureza e dar consciência ao homem do que ele é e do que ele quer, e procura dar-lhe os instrumentos necessários que o auxilie no desenvolvimento eficiente de suas tarefas sociais. Suas ideias começaram a incomodar os franceses, assim é afastado da escola em que lecionava, ele cria uma escola privada e laica. Desativada durante aSegunda guerra. Freinet é preso e fica seriamente doente. Enquanto se estabelecia, escreveu a maior parte de sua obra. Com todos os obstáculos, nos anos 50 a pedagogia de Freinet se espalha pelo mundo.
            O que distingue Freinet dos demais pensadores do movimento da escola nova é que ele cria um movimento em prol da escola popular, defendia a livre expressão como um princípio pedagógico,além da educação pelo trabalho e a cooperação e o tateamento experimental. Para Freinet, o trabalho é uma necessidade para o homem, não se devendo fazer distinção entre trabalho manual e intelectual.
* Paulo Freire
19 de setembro de 1921 - Recife, Pernambuco.
2 de maio de 1997 – São Paulo
Freire atuou na área da educação popular, trabalhando a formaçãoda consciência política. Inovando, buscou o trabalho com pessoas mais pobres, assim, foi motivo de inspiração para gerações de professores, o que resultou em uma perseguição por parte do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.  No Chile, trabalhou por cinco anos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária (ICIRA). Nesse período, escreveu o seu principal livro: Pedagogia doOprimido (1968). Após lecionar nos EUA, já em 79, Paulo faz sua primeira visita a África e no ano seguinte, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil, onde escreveu dois livros tidos como fundamentais em sua obra e foi secretário da educação após lecionar em duas instituições de nome. Considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, influenciou o movimento...
tracking img