Sociologia e antropologia 9, 10 e 11

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 9


Questão discursiva:
Leia o texto abaixo e responda as perguntas apresentadas:
Coronelismo , enxada e voto “E assim nos parece este aspecto importantíssimo do ‘coronelismo’, que é o sistema de reciprocidade: de um lado, os chefes municipais e os ‘ coronéis’, que conduzem magotes de eleitores como quem toca tropa de burros; de outro, a situação política dominante no Estado, quedispõe do erário, dos empregos, dos favores e da força policial, que possui, em suma, o cofre das graças e o poder da desgraça. É claro, portanto, que os dois aspectos – o prestígio próprio dos ‘coronéis’ e o prestígio de empréstimo que o poder público lhes outorga – são mutuamente dependentes e funcionam ao mesmo tempo como determinantes e determinados. Sem a licença do ‘coronel’ – firmada na estruturaagrária do país –, o governo não se sentiria obrigado a um tratamento de reciprocidade, e sem essa reciprocidade a liderança do ‘coronel’ ficaria sensivelmente diminuída”. Fonte: LEAL, V. N., Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Omega, 1986, 5ª ed., p. 43.

1- Weber, em sua perspectiva teórica sobre dominação, estabelece três tipos puros. Identifique e justifique o tipo de dominaçãopresente no texto.

2- Pode-se afirmar, na perspectiva weberiana, que o patrimonialismo é um entrave à modernidade? Justifique.



Questão de múltipla escolha:
O texto abaixo, retirado do livro Carisma e Êxtase, de Charles Lindholm, caracteriza bem um dos tipos de dominação legítima de Weber.
Marque a opção que melhor o explique:
O Servidor Possuído É um grande erro dizer que aspopulações são controladas apenas pelo medo. Ao contrário, tudo indica que no começo de todas as grandes civilizações,incluindo as modernas, houve um investimento extraordinário de amor, de servidão voluntária por parte de quem dirige e também de quem segue.
Esta imagem do líder é portanto distinta da delineada por Maquiavel, com sua famosa frase “é muito mais seguro ser temido do que ser amado”.

A)Dominação tradicional, baseada na crença nas tradições vigentes e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade.
B) Dominação carismática, baseada na veneração extra cotidiana do heroísmo ou do caráter exemplar de uma pessoa.
C) Dominação carismática, baseada na crença nas tradições vigentes e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições,representam a autoridade.
D) Dominação racional-legal, baseada na legitimidade das ordens legais e do direito de mando dos que, em razão dessas ordens, são nomeados para exercer a dominação.
E) Dominação racional-legal, baseada na veneração extra cotidiana do heroísmo ou do caráter exemplar de uma pessoa.



Aula 10


Questão discursiva:
Leia o texto abaixo e responda: “Hoje, para asociedade, as mulheres são as vítimas e as vilãs do aborto clandestino, inseguro, ilegal e malfeito, principalmente as mulheres pobres, em especial as negras. Para as mulheres ricas, existem clínicas seguras, protegidas de infecções. Assim sonhamos que dia virá em que o aborto seja uma questão em que as mulheres decidam, a sociedade respeite, o Estado garanta”. Discurso proferido pela presidente doCentro Feminista de Estudos e Assessoria. Jornal CFEMEA. Brasília, n.º 145, 2005, p. 2.
O texto evidencia uma situação de desigualdade social. Explique, de acordo com a concepção marxista da análise social, como se dá a produção de desigualdades nas sociedades capitalistas.


Questão de múltipla escolha:
“Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produçãoe ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. (...) Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais, nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais...
tracking img