Ensaio sobre a cegueira resumo e autor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O autor
José de Sousa Saramago (16/11/1922 – 18/06/2010) foi um escritor, teatrólogo, jornalista, e poeta português.
Prêmio Nobel de Literatura em 1988, e ganhador do prêmio Camões em 1955; Saramago foi o primeiro escritor português a receber um Nobel.
Nascido numa aldeia em Ribatejo, de família humilde; só lançou seu primeiro livro 1980: “Levantado do Chão”. Dois anos depois veio “Memorialdo Convento”, tornando-se um dos maiores escritores de Portugal. Essa posição foi confirmada com “O ano da morte de Ricardo Reis” livro que narra os dias finais do também escritor português Fernando Pessoa, mescla realidade e ficção.
Posteriormente vieram inúmeras outras obras literárias conhecidas, outras nem tanto. Até costumava publicar contos em seu blog e dialogar com os leitores.
Suasobras são marcadas pela preferência pela escrita portuguesa, a saber, longos períodos e pouquíssima pontuação. Sempre com assuntos profundos e que levam à introspecção do homem, mesmo em fatos imaginados. Também no lado religioso; por ser ateísta. O que o fez ser perseguido tanto pelos membros da Igreja Católica, quanto por católicos.
O autor não deixava de opinar sobre todos os assuntos pertinentesà humanidade, através dos livros ou em entrevistas.
“Ensaio sobre a cegueira”(1995) tornou-se sua história mais difundida após ganhar versão no cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles. O filme foi exibido no Festival de Cannes em 2008.
Em 2010, aos 87 anos de idade e vítima de leucemia crônica, José Saramago faleceu em Lanzarote - Espanha, onde residia com sua esposa. Recebeuhonrarias de Estado em seu funeral e tendo sido cremado em Lisboa, teve suas cinzas depositadas ao pé de uma oliveira.
2- Introdução
A obra “Ensaio sobre a cegueira” como livro teve leitores críticos interessados que elogiaram a intensidade com que Saramago trata os fatos, ao passo que o filme dividiu opiniões a respeito da fidelidade à obra escrita. Críticos aplaudiram e louvaram o trabalho deFernando Meirelles e a outra metade dos críticos não aprovou a crueldade das cenas. José Saramago aprovou o filme, dizendo que agora conseguiu ver os rostos de seus personagens. Para o público crítico defendeu sua história: "Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e ésimultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso.’’






3- A obra
Toda a história começa no sinal de trânsito, quando um carro para no meio da rua, porque o motorista ficara cego de repente. Com uma cegueira diferente, nãonegra como os cegos dizem; mas branca. As pessoas começam a fazer um tumulto e um homem oferece-se para dirigir o carro e levar o cego em casa.
Ao chegar em casa, o cego entra e não permite que o estranho permaneça por muito tempo por não saber se pode confiar. O estranho vai embora furtando o carro do cego.
A esposa do cego chega em casa e descobre sua situação e o leva até um consultóriooftalmológico.
O médico não consegue entender o motivo da cegueira, já que o homem não apresenta problema algum nos olhos.
Ao final do dia, o médico retorna para sua casa ao encontro de sua esposa. E enquanto isso, o ladrão do carro ao dirigir pela cidade tentando despistar a polícia; descobre que também é acometido pela cegueira leitosa.
O médico examina em seus livros as hipóteses para a ocorrência dacegueira daquele homem, enquanto sua esposa vai dormir primeiro.
Após horas em meio às pesquisas, e após uma noite longa de sono; o médico amanhece cego.
Uma prostituta que se consultara com o médico no mesmo dia, teria que usar óculos por causa da conjuntivite. E em um de seus encontros percebe estar em meio a uma visão branca. Eis que também fica cega e é atirada nua ao corredor por seu...
tracking img