Higiene dos aliemntos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Higiene e segurança do alimentos

OBS: As respostas devem ser entregues juntamente com a respectiva questão.

1) Suponha que você é o(a) engenheiro(a) responsável pela gestão dos programas de qualidade de uma indústria de alimentos, com o objetivo de sensibilizar e motivar a equipe de trabalho para a necessidade de mudança, apresente a importância dos processos de higienização para o setoralimentício, justificando cada um dos argumentos apresentados.

Através de treinamentos dos funcionários irei apresentar o processo de higienização, tanto higienização pessoal, com a de equipamentos e utensílios e da área interna e externa da indústria com um conhecimento prático e teórico para eles terem um desenvolvimento de habilidades e capacita-los ao trabalho.
Visando mostrar a eles queuma simples falha na higienização pode causar distúrbios de doença de origem alimentar, podendo causar náuseas, diarreia ou até a morte.
Enfatizar que com uma boa higienização aumenta o crescimento do mercado e melhora a imagem da empresa, diminuindo os custos de produção e aumentando as margens de lucro e assim podendo melhor as condições de salários deles.
Esse treinamento e essencial para aequipe, pois proporciona motivação e estimulo como também condições para que os manipuladores possam exercer um bom trabalho com qualidade.
Esse treinamento será um processo contínuo, para desenvolver funcionários qualificados, satisfeitos e estáveis.

2) Considerando que você é engenheiro(a) de alimentos de uma empresa de processamento de alimentos e foi encarregado(a) de treinar a equipe deoperação nos principais conceitos sobre higienização, cujo conhecimento prévio é primordial para a realização eficiente dos processos de higienização. Proceda conforme solicitado:
a) Caracterize cada um dos conceitos, citados a seguir:
I) limpeza e o procedimento que tem como principal objetivo a remoção de sujidades
ou resíduos macroscópicos, de origem orgânica e inorgânica, aderidos àssuperfícies.
II) sanitização e o procedimento executado com o objetivo de eliminar ou reduzir, a níveis seguros, a contaminação por microrganismos
patogênicos e deterioradores.
III) assepsia e o procedimento executado com o objetivo de evitar o retorno da contaminação. É uma conduta controle conduzida após a esterilização, desinfecção ou anti-sepsia.

IV) anti-sepsia procedimento executado com omesmo objetivo da desinfecção,capaz de eliminar ou reduzir, a níveis seguros, a contaminação por microrganismos patogênicos e deterioradores. Este termo é utilizado para fazer referências a procedimento aplicável aos manipuladores.

V) esterilização e o procedimento físico ou químico que elimina as formas viáveis dos microrganismos.

VI) higiene e o procedimentos de limpeza e sanitização deequipamentos e utensílios, que proporcionam a eliminação ou redução de agentes nocivos à saúde do consumidor, respeitando as disposições legais e aspectos relevantes para a qualidade do produto.

b) Cite as principais fontes de contaminação para os alimentos fornecendo, também, alguns exemplos.
Homem: pele, boca, nariz, ouvidos, garganta, olhos, intestinos, cabelos, mãos,
unhas e trato genitalde manipuladores.
Animal: a contaminação pode ser veiculada por animais produtores de alimentos, animais de estimação, roedores, pássaros e insetos.
Insumo e matéria-prima: água, ingredientes, produtos agropecuários, matérias de embalagem.
Ambiente: terra, água e ar.
c) Caracterize os resíduos aderidos às superfícies (carboidratos, lipídios, proteínas e sais minerais) quanto à solubilidade edificuldade de remoção.
Carboidratos: fácil remoção e Solúveis em água
Proteínas: Muito difícil remoção e Insolúveis em água, Solúveis em alcalinos, Ligeiramente solúveis em ácido, Peptizados por agentes fosfatados.

Lipídeos: Difícil remoção e Insolúveis em água, Solúveis em alcalinos, Solúveis por tensoativos.

Sais minerais monovalentes: Fácil/Difícil remoção e Solúveis em água,...
tracking img