Sociologia resumo geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contexto Histórico e Gênese da Sociologia:
Entre o séc. XVIII e XIX, na Europa (século das revoluções). Uma dupla revolução (industrial e francesa) ocorre, somada com uma mudança de pensamento,levaram a decadência do feudalismo e consolidação da sociedade capitalista industrial.
A Revolução Industrial (XVIII) é responsável por uma mudança social (surgimento das classes sociais que compõe essecapitalismo industrial) e uma econômica (além do surgimento da economia industrial, surge o liberalismo econômico e político). Esta revolução tem uma filosofia racionalista, altamente criticadaspelos iluministas, que condenavam os primeiros de apenas ficar idealizando o que acontece, não tem a ação.
A Revolução Francesa (XVIII) é responsável por uma mudança política (implantação da república,implantação do capitalismo e o fim do absolutismo, de maturidade feudalista) com ideais iluministas.
Essa nova sociedades, nascida das consequências das duas revoluções e desse novo pensamento,surgiu com vários embates e problemas inéditos, pois o proletário estava infeliz com sua posição na mesma. Da necessidade de explicar e estudar esses problemas, nasce uma nova ciência: a SociologiaAugust Comte: Diz que a solução para a crise é a criação de uma ciência, inicialmente chamada de física social, que tem o objetivo de estabelecer a harmonia/"higiene moral" em uma sociedadecindida/dividida pelos conflitos sociais.
Lei dos Três Estados do Conhecimento: São três etapas por quais os pensamentos de todas as sociedades já passaram.
1. Teológico ou Fictício: Os acontecimentos e seusmotivos tem base totalmente religiosa. Podem ser Fetichistas (magia, espiritualidade da natureza), Politeístas (acreditar que existem Deuses com poderes sobrenaturais) e Monoteista (coloca o motivo detodos os seus atos em um ser chamado Deus). Os tipos de sociedade que fazem parte desse estado são: Feudalismo e Absolutismo.
2. Metafísica ou Filosófica: Aqui, as ocorrências dentro da sociedade...
tracking img