Arco eletrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto

Introdução 3
Como se Forma um Arco Elétrico 4
Como e Porque Extinguir o Arco Elétrico 5
1. Interrupção no ar sob condição de pressão atmosférica 5
A)Por alongamento e resfriamento do arco 6
B)Por alta velocidade de manobra 6
C)Por fracionamento do arco 6
D)Por sopro: Ar Comprimido/Magnético 6
2. Interrupção no óleo 7
3. Interrupção no gás SF6 7
4. Interrupção no vácuo 7
DanosMortais Causados Pelo Arco Elétrico ao Corpo Humano 8
Causas de Acidentes Industriais com Arco Elétrico 8
Efeitos Causados por Acidentes Não Mortais com Arco Elétrico 9
Curiosidades 10
Características Térmicas do Arco de Soldagem 11
Conclusão 11
Bibliografia: 12

Introdução
Arco Elétrico é um fenômeno que ocorre quando ocorre uma súbita separação de dois terminais que conduzem uma determinadacorrente de carga, a fim de satisfazer a Lei Universal de Conservação de Energia. O arco elétrico também pode ser definido como uma corrente de carga em um meio fortemente ionizado, provocando um enorme brilho e elevadas temperaturas. Neste trabalho mostraremos as propriedades, os usos, e como interrompê-los.

Como se Forma um Arco Elétrico

Um arco elétrico é resultante de uma rupturadielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma, similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal como o ar. O arco ocorre em um espaço preenchido de gás entre dois eletrodos condutivos (frequentemente feitos de carbono) e isto resulta em uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa.
Para exemplificarimagine dois contatos condutores se separando, inicialmente a corrente elétrica passa sem problemas, mas quando eles começam a se separar imediatamente a corrente vence a resistência do ar e continua a passar de um contato a outro até que a resistência de seu meio fique grande demais para que um arco seja formado.
Como já citamos antes a temperatura do arco é extremamente elevada, então, paraevitar a fusão dos contatos o arco deve ser extinto o mais rapidamente possível.
No processo de formação do arco cada átomo do metal do qual os contatos são constituídos recebem uma quantidade elevada de energia, fazendo com que os elétrons que estão em órbita em torno do núcleo sejam atirados para as camadas posteriores, afastando-se do núcleo, até serem liberados para fora de sua influência. Aliberação é facilitada pela ionização do meio exterior, ou seja, quanto mais ionizada a substância exterior aos contatos maior a tensão que passa pelo arco, que pode ser causada pela alta temperatura da região. Os íons positivos se dirigem para o catodo (contado negativamente polarizado), enquanto os elétrons se chocam com o anodo, o que propicia a liberação de átomos deste terminal. Este processo éacelerado ainda mais quando os elétrons liberados se chocam com os átomos do meio exterior que por sua vez é acelerado pelo campo elétrico que aparece no instante em que os contatos se separam.

Como e Porque Extinguir o Arco Elétrico

Por causa da elevada temperatura conduzida pelo arco, como já falamos anteriormente, na maioria dos casos o arco é indesejado e estraga vários materiais eequipamentos elétricos. Ex.:

Só que a natureza do arco elétrico é extremamente destrutiva (motivo pelo qual é indesejado na maioria das vezes), além de só se formar em um meio extremamente ionizado. Para prevenir-se a formação do arco, então, é necessário trocar este meio ionizado por um meio não ionizado, por qualquer processo possível.
Para interromper o arco é necessário que este sejaalongado, por meios artificiais. É possível interromper-se o arco elétrico em quatro tipos de meio: no ar sob condição de pressão atmosférica; no óleo; no gás SF6; e no vácuo.


1. Interrupção no ar sob condição de pressão atmosférica
Característico de seccionadores tripolares que operam em carga e de disjuntores de baixa tensão.
A)Por alongamento e resfriamento do arco

Consiste na utilização...
tracking img