Resumo do livro sociologia geral/ lakatos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de sociologia para dia 22/05


Cap. 2

Indivíduo, cultura e sociedade.

Sociedade humana e “sociedades” animais não humanas.

Podemos perceber que existe organização social em todos os grupos de seres vivos, até mesmo entre os animais não humanos, existe hierarquia, divisão de funções, e um líder.
Existem padrões de comportamento constantes em todas as sociedades, mas o quedifere a sociedade humana da sociedade humana é a modificação do comportamento conforme o decorrer do tempo, os animais conservam seus hábitos independente do tempo, os humanos mudam, pois a sua herança cultural é assimilada, nos animais ela vem geneticamente. Os humanos adiquirem a cultura de forma simbólica e não nascem sociais aprender a ser.

Socialização e comunicação simbólica

Parasociologia o significado de socialização é transmissão e assimilação de padrões de comportamento, conduta e valores. Resumo: aprendizagem.
A comunicação entre os animais se faz emocional, por isso é limitada, entre os humanos se faz através de símbolos, o símbolo é muito importante para o processo de socialização, e em conseqüência para a continuidade das sociedades.
As cociedades simples como as quevivem isoladas em aldeias fora de ambientes urbanizados levam mais tempo para se modificarem já uma sociedade urbana, considerada complexa se modifica mais rapidamente como se ela andasse com a moda.
E tem dois tipos de socialização: a primaria na infância e adolescência, essa dá aos indivíduos padrões básicos de comportamento, a secundária se dá no aprendizado de padrões especiais para situações eposições sociais, como por exemplo na profissão escolhida.

Cultura

Na linguagem popular a palavra cultura indica erudição, ora grande soma de conhecimentos, quando se diz que alguém com nível acadêmico têm cultura, sem contar no sentido agrícola.
Na sociologia nenhum desses significados é excluído, na sociologia cultura indica tudo aquilo que foi feito pelo homem, abrange tanto idéiasquanto artefatos. Todo homem possui cultura, esta já é adquirida desde que este nasce, pelo aprendizado simbólico, desde crianças sofremos influencia não verbal, observadas e sentidas.

Cultura material e não material

Os dois setores que dividem a cultura: cultura material e cultura não material. A cultura não material compreende aquilo que não é tocado, ou seja o abstrato, como idéias,crenças,conhecimentos, técnicas, valores, ética, normas etc. a cultura material compreende objetos e obras de arte, como o automóvel por exemplo.


Existem culturas superiores?

Para a sociologia não existem culturas superiores, quando é dito que uma cultura é superior ou inferior à outra é dito de forma etnocêntrica, que é uma tendência humana de julgar e perceber culturas e sociedades “estranhas” deacordo com a sua própria cultura, pois nenhuma cultura pode ser compreendida a partir da lógica de outra, cada cultura tem sua lógica, o modo como o povo que constitui determinada cultura para satisfazer suas necessidades só pode ser analisado a partir de si mesmo. Deve ser considerado também que toda cultura tem áreas desenvolvidas e áreas não desenvolvidas, a satisfação material pode tambémacarretar problemas psíquicos, causa competição, pressão emocional, stress. Por outro lado uma sociedade mais tradicional pode oferecer mais cooperação, solidariedade e mais apoio grupal.

Cultura e necessidades humanas

A cultura nasce do trabalho, portando tem como função evidente satisfazer necessidades humanas, tudo que o homem produz é por alguma necessidade, seja conforto, alimentação etc.Mas não é simplesmente satisfazer as necessidades, envolve também como faze-lo, de um modo correto, ai entram as normas. A cultura estabelece o que pode ser usado, o que pode ser ingerido, portanto a necessidade não é isolada, traz consigo as formas estabelecidas como corretas para satisfazê-la segundo sua cultura, e por conseqüência a segunda função da cultura é limitar essa satisfação.
Da...
tracking img