Sociologia no novo testamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I – SOCIOLOGIA - Definição e Conceito

A Sociologia pertence a um grupo do que se convencionou chamar por Ciências Sociais. Ao lado de Ciências como a Economia, Antropologia, Ciência Política, História, dentre outras, procura pesquisar e estudar o comportamento social humano em suas mais variadas formas de organização e conflito, que genericamente, poderíamos dizer seja o seu objeto de foco.Não há uma divisão exata entre o objeto destas Ciências, os complexos fenômenos da vida em grupo e em sociedade; freqüentemente utiliza-se de conceitos que perpassam por todas elas. No entanto, cada uma possui métodos, buscas e objetos específicos.
Há milhares de anos procura-se compreender a vida em grupo. Várias foram as maneiras inventadas pela raça humana, desde a fantasia e a imaginação,fruto de uma postura mítica, passando pela Filosofia e pela dogmática religiosa. Não é raro encontrarmos, ainda hoje, presentes em determinados grupos sociais, heranças destas posturas milenares que visavam mais, propor ou impor normas para uma sociedade ideal, do que a pesquisa e o estudo propriamente ditos.
Depois de tantas tentativas de compreender a realidade surge, no século 19, a Sociologia.Foi creditado a Augusto Comte (1798-1857) a invenção e o uso pela primeira vez da palavra, em seu curso de Filosofia Positiva, em 1839. No entanto, foi com Émile Durkheim (1858-1917) quem conquistou para ela o status de Ciência, academicamente reconhecida.
Hoje, poderíamos dizer que existem duas grandes escolas do pensamento sociológico: o Estrutural-Funcionalismo e a do Conflito.
A escolaFuncionalista, de forte inclinação Durkheiminiana, entende que a sociedade se assemelha a um organismo humano-biológico, ou seja, se uma das partes deste corpo (órgãos) não está bem, o todo também não estará bem. Está implícito aí que todos os participantes de uma sociedade devem agir do mesmo modo, as normas devem ser compartilhadas por todos. Quem eventualmente não agir como o restante do grupo age édesviante, e sofre as devidas sanções.
Já a escola do Conflito, procura olhar para a sociedade, levando-se em conta suas contradições. Aqui o “organismo” não adoece, pode perfeitamente ter problemas em suas partes (órgãos) uma vez que entende que o conflito, o choque normativo, é o que move os grupos de uma dada sociedade historicamente constituída.
Ainda a escola do Conflito não perde devista que todas as sociedades conhecidas são estratificadas, daí o conceito de mudança social permanente, estar presente como um fato, fruto da observação, conceito este não pensado a contento na escola Funcionalista/Durkheiminiana. O conceito de mudança social, dialético, portanto, como uma dinâmica natural dos grupos entende que tanto a desigualdade social, como o idioma, são dados estruturais dassociedades que ao longo da história tem sofrido mutações constantes, respeitadas as características de cada cultura, em momentos históricos específicos.
Desta forma, hoje, o grande desafio da Sociologia, além da objetividade científica em seus estudos, é o de contribuir para reinventarmos a civilização, pois esta, desigual e injusta como é, é insustentável.

















II- AS PRIMEIRAS COMUNIDADES CRISTÃS

2.1 – Igreja da Palavra
As primeiras comunidades cristãs eram comunidades da Palavra. Entre elas e através delas, “a Palavra de Deus crescia e se multiplicava” (At 12,24). Até mesmo as perseguições, em vez de desanimar, serviam para espalhar e divulgar a Palavra. Tendo que fugir das perseguições, eles se dispersavam e “iam de um lugar para outro, anunciando aPalavra” (At 8,4).
Os discípulos e discípulas de Jesus tinham certeza de que a Boa Notícia é capaz de responder aos anseios mais profundos das pessoas de qualquer cultura, raça e lugar. Onde era bem acolhida, a Palavra de Deus transformava, renovava, libertava. O anúncio da Palavra de Deus significava a certeza de que Jesus, em sua morte e ressurreição, é o único e definitivo Salvador da...
tracking img