Seis sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seis Sigma
Seis Sigma ou Six Sigma é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. [1] Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue amelhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. [2]
Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.
Características
O Seis Sigma contempla características de outros modelos de qualidade, taiscomo [2]:
* Ênfase no controle da qualidade;
* Análise e solução de problemas usando os recusos disponiveis de uma forma correta;
* Uso sistemático de ferramentas estatísticas;
* Utilização do DMAIC (define-measure-analyse-improve-control: definir, medir, analisar, melhorar, controlar) e do PDCA (plan-do-check-act: planejar, executar, verificar, agir);
Contudo, o Seis Sigma abrangenão só o pensamento estatístico, mas também, o alinhamento da qualidade com as estratégias da organização, além da forte ênfase na relação custo-benefício dos projetos de melhoria. [2]
Relação entre ferramentas da qualidade e BSC
Com um novo paradigma, o da gestão estratégica, muitas empresas encontram dificuldade em relacionar/alinhar técnicas de gestão a ferramentas de qualidade e melhoriacontínua já utilizadas.
Ouço questionamentos do tipo: O BSC é compatível com o PNQ? Depois de implementado o BSC, vou conseguir amarrá-lo ao programa de six sigma? E o programa de Lean Manufacturing, vou conseguir visualizá-lo no BSC? 
Inúmeros estudos apontam o BSC como uma ferramenta útil e adaptável a essa realidade. Relatos da própria FNQ mostram que empresas que possuem BSC tendem a ter maiorpontuação no PNQ. Foi o caso da Suzano Papel e Celulose e da CPFL Paulista, vencedoras do prêmio em 2008. AES Eletropaulo, Brasal Refrigerantes, Grupo CPFL Energia, Volvo Caminhões e CPF Piratininga foram vencedoras do PNQ em 2009, das quais 100% utilizam BSC como ferramenta de gestão de suas estratégias.
Até mesmo o setor público utiliza as técnicas do PNQ, através de uma iniciativa chamadaGesPública – Programa Nacional de Gestão Pública do Ministério do Planejamento e Orçamento. Muitos órgãos públicos que aderiram ao GESPUBLICA também vêm aderindo ao BSC como modelo de gestão. Ministério Público do Paraná, do Mato Grosso do Sul, do Tocantins e Prefeitura de Cachoeirinha no estado do Rio Grande do Sul são exemplos de órgãos públicos que já aderiram ambas as ferramentas.
Kaplan faz umametáfora com relação à qualidade e ao BSC: O BSC diz onde é o melhor lugar para se pescar, mas a ferramenta ideal para pescar, quem responde são as ferramentas de qualidade e melhoria contínua.
Isso mostra que o BSC não entra em conflito com os programas de melhoria da qualidade, mas são complementares.
Porém é importante saber dividir bem a aplicação de cada uma dessas ferramentas. O BSC, porexemplo, é usado para gestão da estratégia, seja no curto, médio ou longo prazo. Já as ferramentas relacionadas à melhoria contínua são usadas para gestão das rotinas, gestão do  dia-a-dia. É nesse ponto que estes modelos têm conexão entre si. O BSC utilizando os resultados dos processos para tomar decisões de cunho estratégico e os processos utilizando o BSC para entender onde devem focar seusesforços para entregar a proposta de valor para o cliente.
Caso de sucesso Seis Sigma
O sistema Seis Sigma reúne várias ferramentas de qualidade. A sua aplicação obedece a etapas como a identificação da expectativa dos clientes e diagnóstico dos defeitos até chegar à definição de procedimentos para correção e manutenção do acerto. “Pode ser utilizado para melhorar o que já existe e para...
tracking img