Sociologia karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIALISMO HISTORICO DIALETICO:
Materialismo Histórico - Um tipo de estudo da sociedade, da economia e da história, em que tenta-se demonstrar que é na "exploração" que se encontra a forma mais essencial de se explicar as relações entre os indivíduos.
Materialismo dialético - Se a dialética é a arte do diálogo, da contraposição e da contradição de idéias a fim de levar a outras idéias, omaterialismo dialético seria a arte de dialogar, contrapor e contradizer as nuances da sociedade a fim de levar a novas descobertas. Marx sempre utilizou o método dialético para explicar as mudanças ocorridas na humanidade. Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava nos elementos contraditórios a resposta para a transformação num novo fato. Ele identificou na História os seguintes estágiosde desenvolvimento: o asiático, o escravista, o feudal e o burguês. Ou seja, dividiu a história em períodos conforme a organização do trabalho. Marx desenvolveu então uma concepção materialista da História, afirmando que o modo pelo qual a produção material de uma sociedade é realizada que constitui o fator determinante da organização política e das representações intelectuais - sendo então que arealidade não é estática, mas dialética e em transformação pelas suas contradições internas. Assim, a base material ou econômica constitui a "infra-estrutura" da sociedade, que exerce influência direta na "superestrutura", ou seja, nas instituições jurídicas, políticas e ideológicas. No processo histórico, essas contradições seriam geradas segundo ele, pelas lutas entre as diferentes classessociais.

MODO DE PRODUÇAO:
Modo de produção é a maneira como se organiza a produção material em um dado estágio de desenvolvimento social. Essa maneira depende do desenvolvimento das forças produtivas (a força do trabalho humano e os meios de produção, tais como máquinas, ferramentas, etc.) e da forma das relações de produção.
Marx define os seguintes modos de produção dominantes em cada época: ocomunismo primitivo; o escravismo na Antiguidade; o feudalismo na Idade Média e o capitalismo na Idade Moderna.
A passagem de um modo de produção a outro, segundo o filósofo, dá-se no momento em que o nível de desenvolvimento das forças produtivas entra em contradição com as relações sociais de produção. Quando isso ocorre, há um sufoca mento da produção em virtude da inadequação das relações nasquais ela se dá. Nesse momento, surgem as possibilidades objetivas de transformação desse modo de produção.

LUTA DE CLASSES:
Para Marx a evolução histórica se dá pelo antagonismo irreconciliável entre as classes sociais de cada sociedade. Foi assim na escravista (senhores de escravos - escravos), na feudalista (senhores feudais - servos) e assim é na capitalista (burguesia - proletariado).Entre as classes de cada sociedade há uma luta constante por interesses opostos, APARECENDO em guerras civis declaradas ou não. Na sociedade capitalista, a qual Marx e Engels analisaram mais intrinsecamente, a divisão social decorreu da apropriação dos meios de produção por um grupo de pessoas (burgueses) e outro grupo expropriado possuindo apenas seu corpo e capacidade de trabalho (proletários).Estes são, portanto, obrigados a trabalhar para o burguês. Os trabalhadores são economicamente explorados e os patrões obtém o lucro através da mais-valia.PARA ELE ISSO ERAM AS LUTAS DE CLASSES.

DIALETICA:
PARA MARX, é um método de raciocínio em que as idéias se encadeiam sempre em "três etapas" - são elas tese e antítese, as quais se contrapõem, formando uma idéia nova e diferente das duasprimeiras, a síntese. O raciocínio dialético foi observado desde a filosofia antiga na Grécia.
Marx, porém, utilizava-se do método dialético de forma diferente, exacerbando a dialética hegeliana. Em Marx, a dialética aplica-se nas relações materiais mesmo. Por exemplo, na relação trabalho X natureza.
COMUNISMO X SOCIALISMO X ANARQUISMO:
COMUNISMO - As idéias básicas de Karl Marx estão expressas...
tracking img