Sociologia de karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Pensamento de Karl Marx

1 - Introdução

Nos Estados Unidos , o senador Richard Nixon lamentou que no meio universitário , Marx e tão mal conhecido . Allen Dwles propos que nas universidades o marxismo fosse obrigatório .
Cada vez mais percebemos que é preciso conhecê-lo melhor do que sabemos até hoje . Na França o padre jesuíta Jean Yves Calves , fez um volume sobre Marxonde o mesmo e traduzido até para o português .
Até um téologo , o jesuíta Henri Delubac , dedicou algumas páginas de seu livro de maior repercussão . Pierre Bigo , chegou até mais longe , escrevendo um livro apenas a respeito do humanismo marxista .
A doutrina de Marx determina até hoje , na organização social de cerca de um terço da população da terra e ainda influência nos dois terçosrestantes de alguma forma .
No Brasil a demanda de informações objetivas sobre Marx já está presente .

2 - Nascimento
Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 , em uma pequena cidade de Tréves , no sul da Prússia Renana , situada hoje na Alemanha , fazendo fronteira com a França . Pai de Marx era advogado , e mãe de origem holandesa .

3 - Infância
Ocorreu em um período de estagnação econservadorismo .

4 - Universidades
Na universidade quando Marx fazia um exame final de língua alemã , onde tinha que dissertar sobre o tema '' Reflexões de um jovem a propósito da escolha de uma profissão '' , ele aos 17 anos teve duas idéias que apartir daquele momento o acompanhou por toda sua vida . A primeira era de que um homem feliz é aquele que faz os outros felizes , onde a melhorprofissão , deveria ser a que proporcionava ao homem a oportunidade de trabalhar pela felicidade do maior número de pessoas , isto é , pela humanidade . A segunda era de que sempre vão exister obstáculos e dificuldades que fazem com que a vida das pessoas se desenvolva em parte sem que elas tenham condições para determiná-las .
Essas duas idéias apareciam na composição juvenil , ingênua e romântica .Marx jamais abandonou de que era preciso procurar um emprego sempre da maneira mais eficaz em prol da humanidade . E também a preocupação com as condições sociais que impedem os indivíduos de forjar livremente seus próprios destinos .

5 - Comunismo

Quando Marx dirigia a Gazeta Renana , um jornal de Augsburgo , acusaram de uma publicação de tender a uma orientação comunista . Em respostaMarx confessou conhecer mal o comunismo e prometeu estudá-lo em profundidade .
Marx já tinha ouvido falar em alguns socialistas utópicos . As circunstâncias da sua atividade política como diretor de um jornal exigia que a questão do comunismo e da reestruturação da sociedade fosse melhor examinada .
Uma das campanhas foi feita em defesa dos camponese s pobres do sul . Marx esforçou-se masnão conseguiu ir até o fundo do problema e , portanto , sem solucioná-lo , ele aprendeu que a questão social não podia ser resolvida por meios puramente jurídicos .

6 - Proletariado

Em Paris Marx teve a primeira oportunidade de entrar em contato com o movimento socialista dos operários franceses . Esse primeiro contato impressionou-o profundamente .
As massas capazes de promoverem asmudanças de ordem social , econômica e jurídica são as massas proletárias . A filosofia se revelou imponente para , por si mesma , superar a desumanidade a acabar com a alienação e Marx pode chegar a conclusão de que a filosofia precisava de uma arma material capaz de fazer prevalecer praticamente , socialmente o ideal humanismo . E pode dizer na condição da sociedade atual , essa arma é oproletariado .

7 - Religião

Para Marx a religião em geral , são protestos contra uma vida insatisfatória que é dada ao homem porem essa religião não deixa de ser uma ideologia imponente para orientar , na prática a luta pela transformação do homem .
Pode-se dizer que as religiões funcionam como o ópio do povo , pregando o conformismo e a resignação .

8 - Morte

Marx faleceu em 14 de...
tracking img