Sociologia ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
7 AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL
O indivíduo, desde o nascimento, faz parte de uma organização social, que pode assumir cinco formas: díades, grupos sociais, organizações formais, comunidades e sociedades. A organização social é responsável pela interação social, que desenvolve padrões sociais e permite a socialização dos seres humanos.

7.1 Díades
Díade significa par ou “grupo de dois”, epela própria definição da palavra significa que a interação social padronizada ocorre entre duas pessoas, por exemplo:
* Dois amigos
* Professor-aluno
* Médico-paciente
* Autor-leitor
* Mãe-filho
Quando estas duplas interagem, adotam padrões sociais ou condutas especificas.
7.2 Grupos Sociais
O que significa grupo? Possivelmente a resposta que vem cabeça é que grupo significaa reunião de várias pessoas. Mas essa resposta não é suficiente para entender o que é grupo social. Um grupo de pessoas numa parada de ônibus, por exemplo, não chega a ser um grupo social.
Porque, para ser um grupo social, é necessária uma interação mais intensa e duradoura, entre pessoas que compartilham uma consciência comum e de membros. Em função dessa característica, Fichter in Lakatos eMarconi (1999) define grupo social como:
Para este autor, as os grupos sociais são reconhecidos pelas seguintes características:
a. Identificação: O grupo deve ser identificado pelos seus membros e pelos elementos de fora.
a. Estrutura Social: Cada componente ocupa uma posição relacionada com a posição dos demais.
a. Papéis Individuais: Cada um de seus membros tem uma participaçãodeterminada.
a. Relações Recíprocas: deve haver interação.
a. Normas Comportamentais: São determinados padrões sociais que orientam a ação dos componentes do grupo e determinam a forma de desempenho do papel.
a. Interesses e Valores Comuns: O que é considerado bom, desejável, aceito e compartilhado pelos membros do grupo.
a. Inalidade Social: Razão de ser e objetivo do grupo.a. Permanência.
Os principais agrupamentos sociais são:
* Família;
* Vizinhos;
* Escola;
* Igreja;
* Clube de Lazer;
* Empresa;
* Estado, partidos políticos.
Podemos perceber que a pessoa faz parte de um grande número de grupos sociais: a família, nosso grupo básico e essencial; a escola, no qual entramos em contato com o saber formal e também contribuiessencialmente para a formação da nossa consciência social; os grupos de amigos, os colegas de trabalho. Enfim, é no grupo que aprendemos, nos socializamos, criamos padrões sociais, firmamos nossa visão de mundo e nos tornamos pessoa em sua plenitude.
7.2.1 Classificação dos Grupos Sociais
Em função do tipo de contato entre os membros e o tamanho, os grupos podem ser classificados em primários,secundários e intermediários. Foi o sociólogo Charles Horton Cooley que definiu e estabeleceu a diferença entre Grupos Primários e Secundários (Quadro 7.2.1.A).
|
|
Segundo Charon (2004), são os grupos secundários que predominam na sociedade. E na medida em que vão se tornando maiores, especializados e complexos, necessitam de normas para regular o seu funcionamento. Surge, então, outra forma deorganização social, que são os grupos formais.
Quando os grupos se tornam mais numerosos, geralmente ficam mais formais e impessoais; os padrões, então, são mais explicitados e formalmente declarados, para que os membros entendam com clareza o que se espera deles. A interação face a face ocorre, porém de modo menos previsível. Para que os padrões perdurem, eles precisam de algo mais do queapenas interação contínua. Quando um grupo explicita padrões com regras escritas, torna-se uma organização ou grupo formal.
Os grupos formais são aqueles que definem a estrutura da organização, com postos determinados de trabalho para realizar tarefas específicas. Nos grupos formais, o comportamento dos indivíduos está estipulado e dirigido para alcançar os objetivos da organização. A tripulação de...
tracking img