SOCIOLOGIA DO CRIME

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Sociologia do Crime

Questão 01)
Explique a teoria da criminalidade de Freud.
Pode-se dizer que existem várias teorias que buscam explicar os fatores que geram a criminalidade,dente elas, destaca-se a teoria da criminalidade de Freud, teoria esta em que há uma ênfase no indivíduo.
Em referida teoria há uma linha de pesquisa com foco no indivíduo, ou seja, procuram-se ascausas do crime na psique do criminoso. Para Freud, o comportamento antissocial e a delinquência seriam causadas por um desequilíbrio existente entre o ego, o superego e o id, sendo estas as três partescomponentes da personalidade.
De acordo com a teoria da criminalidade de Freud, se o superego, que representa a internalização do código moral da sociedade, apresenta falhas, ou seja, é fraco, oindivíduo não consegue reprimir ou controlar seu id, que representa seus instintos e desejos naturais. Desta feita, o indivíduo inobserva as regras sociais e acaba por cometer os crimes.
Cumpredestacar, ainda, as situações em que o superego é forte demais. Nestas situações, o indivíduo, tendo em vista seus traços psicológicos, sente-se culpado e busca o cometimento do crime objetivando ser punido,para eliminar seu sentimento de culpa.

Questão 02)
Dê os conceitos de anomia de Durkheim e Robert Merton e compare-os.
De acordo com Durkheim, a anomia se trata, basicamente, da perda deefetividade das normas e dos valores vigentes em uma sociedade. Isso se daria como reflexo, principalmente, das alterações sociais e do acelerado desenvolvimento econômico, que, de certa forma,prejudicariam a consciência coletiva, que, no âmbito desta teoria, é entendida como um poder regulador das vontades e expectativas individuais, controlando-as e mantendo-as em um patamar harmônico eequilibrado.
Já Merton, formulou sua teoria da anomia utilizando-se da distinção entre a estrutura cultural e social de toda sociedade. Para Merton, as finalidades e objetivos históricos constantes é que...
tracking img