Trabalho de sociologia do crime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida e Obra
Edwin H. Sutherland, nasceu a 13 de Agosto de 1883 em Gibbon, Nebraska (EUA) e morreu em 1950. Cresceu e estudou em Ottawa, Kansas, e Grand Island, Nebraska. Em 1904, recebeu seu diploma de Grand Island College, após, ele ensinou latim, história, grego, e taquigrafia por dois anos no Colégio Sioux Falls e South Dakota. Em 1906 ele deixou Sioux Falls College e entrou na escola depós-graduação na Universidade de Chicago a partir do qual ele recebeu seu doutorado. Lá, ele mudou seu campo de estudo da história à sociologia.
Edwin H. Sutherland, (1883-1950) foi um sociólogo Norte Americano. Ele é considerado um dos criminalistas mais influentes do século XX . Ele foi um sociólogo da escola interacionista simbólica do pensamento, e é bem conhecido pela definição de"associação diferencial", que é uma teoria geral do crime e da delinquência que explica como os marginalizados vêm para aprender as motivações e habilidades para cometer actividades criminosas. Sutherland ganhou seu Ph.D. em Sociologia pela Universidade de Chicago em 1913 e presidiu a Associação Americana de Sociologia em 1939.
Depois de completar seus estudos universitários, trabalhou na Universidade deMinnesota entre 1926 e 1929 e solidificou sua reputação como um dos principais criminalistas do país. Durante esse tempo, sua atenção voltada para a sociologia como um empreendimento científico, cujo objectivo era a compreensão e controle de problemas sociais, incluindo o crime. Mais tarde mudou-se para a Universidade de Indiana, e tornou-se o fundador da Escola de Criminologia da Universidadede Indiana em Bloomington. Em 1939, foi eleito presidente da Sociedade Americana de Sociologia, e em 1940 foi eleito presidente de pesquisa sociológica.
Teoria de Aprendizagem








+++++++++
“Criminologia é um conjunto de conhecimentos que estudam o fenômeno e as causas da criminalidade, a personalidade do delinqüente, sua conduta delituosa e a maneira de ressocializá-lo”. ( Edwin H.Sutherland).

A criminologia é um conjunto de conhecimentos que se ocupa do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como da personalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo. Etmologicamente o termo deriva do latim crimino (crime) e do grego logos (tratado ou estudo), seria portanto o "estudo do crime".[1] É uma ciência empírica einterdisciplinar. É empírica, pois baseia-se na experiência da observação, nos fatos e na prática, mais que em opiniões e argumentos. É interdisciplinar e portanto formada pelo diálogo de uma série de ciências e disciplinas, tais como a biologia, a psicopatologia, a sociologia, política, a antropologia, o direito, a criminalística, a filosofia e outros.
Escolas
Quando surgiu, a criminologia tratavade explicar a origem da delinquência (crime), utilizando o método das ciências naturais, a etiologia, ou seja, buscava a causa do delito. Pensou-se que erradicando a causa se eliminaria o efeito, como se fosse suficiente fechar as maternidades para o controle de natalidade.
A criminologia é dividida em escola clássica (Beccaria, século XVIII), escola positiva (Lombroso, século XIX) e escolasociológica (final do século XIX).
Academicamente a Criminologia começa com a publicação da obra de Cesare Lombroso chamada "L'Uomo Delinquente", em 1876. Sua tese principal era a do delinquente nato.
Já existiram várias tendências causais na criminologia. Baseado em Rousseau, a criminologia deveria procurar a causa do delito na sociedade; baseado em Lombroso, para erradicar o delito deveríamosencontrar a eventual causa no próprio delinquente e não no meio. Enquanto um extremo que procura todas as causas de toda criminalidade na sociedade, o outro, organicista, investigava o arquétipo do criminoso nato (um delinquente com determinados traços morfológicos, influência do Darwinismo). (Veja Rousseau, Personalidade Criminosa)
Isoladamente, tanto as tendências sociológicas, quanto as...
tracking img