Sociointeracionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 ) Nome da corrente / teoria:
Sócio-interacionismo

2 ) Autor principal da corrente / fundador:
Autor: Lev Semenovich Vygotsky ( 1896-1934 )

3 ) Foco principal de estudo da corrente /teoria:
O sócio-interacionismo é uma teoria de aprendizagem cujo foco está na interação. Segundo essa teoria, a aprendizagem dá-se em contextos históricos, sociais e culturais, portanto a formação deconceitos científicos dá-se a partir de conceitos cotidianos. Desta forma, o conhecimento real da pessoa é ponto de partida para o conhecimento potencial, considerando-se o contexto sócio-cultural.Relação pensamento e linguagem.

4 ) Concepção da corrente / teoria quanto ao (s) elemento (s) que mais influencia (m) o desenvolvimento humano:
O desenvolvimento infantil é visto a partir de trêsaspectos: instrumental, cultural e histórico.

5 ) Fonte de conhecimento para o homem na visão da corrente / teoria:
A história da sociedade e do homem caminham juntos, de tal maneira ligados, que umnão seria o que é sem o outro. Assim sendo, o indivíduo aprende por sua inserção na sociedade, por sua interação com outro indivíduo, o contexto social é onde se dá a construção do conhecimento mediano.6 ) Visão do homem para a corrente / teoria:
A teoria concebe o homem como um ser histórico e produto de um conjunto de relações sociais. Questiona-se como os fatores sociais podem modelar amente. Considera-se que consciência fundamentada no social, a partir das relações que os homens estabelecem entre si, pela mediação da linguagem.


7 ) Influências /efeitos / da aplicação da corrente/ teoria na educação:


8) Papel do professor / educação no desenvolvimento humano na visão da corrente / teoria:
O professor funciona intervindo na relação do aluno com o conhecimento. Ele estásempre, em seu esforço pedagógico, procurando criar Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP's), isto é, atuando como elemento de intervenção, de ajuda. Na ZDP, o professor atua de forma explícita,...
tracking img