Modelo de escopo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA DO PROJETO: LOGÍSTICA REVERSA E SUSTENTABILIDADE: ALIADOS PROMISSORES

1. INTRODUÇÃO
A Logística Reversa pode ser definida como um processo de planejamento, implementação e controle daeficiência, do custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques de processos, produtos acabados e as respectivas informações desde o ponto de consumo até o ponto de origem. O propósito é recapturarvalor ou adequar o seu destino (apud ROGERS & TIBBEN-LEMBKE, 1999). Trata-se de um fluxo inverso em relação à logística tradicional, que ainda tem sido pouco utilizado pelas empresas brasileiras.
Oaumento da preocupação com o meio ambiente nas últimas décadas faz com que a aplicação da Logística Reversa conquiste, aos poucos, maior reconhecimento. Há algum tempo, as empresas consideravam aquestão ambiental sinônima de aumento de despesas, que traria apenas custos para o sistema produtivo. Atualmente a realidade empresarial é outra, buscando-se economia e lucros com a execução do fluxoinverso e preocupação ambiental, simultaneamente; características de sustentabilidade, as quais os consumidores apoiam.
Dentre as atividades inclusas na Logística Reversa, podem-se citar a reciclagem eo reaproveitamento de produtos e embalagens, inclusive o alumínio; o gerenciamento do retorno de garrafas aos fabricantes de bebidas e de embalagens de agrotóxicos aos postos de recolhimentoautorizados; a devolução de produtos defeituosos ou com erros no processamento dos pedidos; a reutilização de materiais descartados, que podem voltar ao ciclo produtivo, etc.
Muitas vezes as empresas adotam aLogística Reversa com o objetivo específico de atender às exigências legais ou por que acabaram sendo obrigadas à devolução de produtos com problemas de qualidade. A consciência ambiental fica emsegundo plano. A instituição que considerar o meio ambiente aliado, consequentemente, a fluxos logísticos inversos, indispensáveis ao seu desenvolvimento, acabará sendo mais competitiva em um futuro...
tracking img