Socio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
sociologia, educação e vida moral

No capitulo II vemos a importância da Sociologia, uma disciplina que possui intenções cientificas para tentar solucionar o conflito existente entre a possibilidade de ver a sociedade como uma estrutura com poder de coerção e de determinação sobre as ações individuais e a de ver o individuo como agente criador e transformador da vida coletiva.
Nesse sentidotemos que destacar a importância de um dos mais influentes pensadores da sociologia da educação, o francês Emile Durkheim que definiu o objeto da sociologia que são os fatos sociais. 
Ele desmembrou esses fatos sociais de três formas: A primeira é a coerção exterior, que é a força que os fatos exercem sobre as pessoas e que levam os indivíduos a conformar-se com as regras impostas pela sociedadeindependente de sua vontade; em segundo vem a exterioridade, ou seja, os fatos existem e atuam independente de sua adesão, eles são exteriores aos indivíduos; e a terceira característica do fato é a imperatividade. "É social todo fato que é geral", se repete na maioria dos indivíduos. 
O sociólogo ensina que só existe uma forma de conhecer os fatos que estão ao nosso redor, é criarmos em nossamente uma representação mental que podem ser individuais ou coletivas.  As representações coletivas são concebidas como formas de consciência que a sociedade impõe aos indivíduos. Essa definição aparece no livro Da divisão do trabalho social: trata-se do "conjunto das crenças e dos sentidos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade" que "forma um sistema determinado como vida própria" (p.342).Segundo Durkheim a sociedade necessita de um consenso para existir, pois sem isso não há cooperação e consequentemente vida social. Ele dividiu a sociedade em solidariedade mecânica ou orgânica. Mecânica é aquela encontrada em tribos de índios, por exemplo, quando pessoas integram e compartilham as mesmas tarefas, isso une umas as outras. Ocorre o oposto quando falamos em solidariedade orgânica,essa está ligada a modernidade, não há compartilhamento dos mesmos valores, os interesses individuais são muito diferentes, assim como as funções desempenhadas que cada vez mais são superespecializadas.   
Para Durkheim a educação é uma importante tarefa, segundo ele os indivíduos apos algum tempo se conformam com as regras internalizadas e as transformam em hábitos, e em determinado momento fazo seres agir sem sequer pensar a respeito, educação é socialização, e quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
Esse pensador nos deixou um grande legado com suas preocupações com as leis gerais capazes de explicar a evolução da sociedade humana. Ele harmonizava o geral e o particular, graças a isso a sociologia começou adesenvolver a preocupação com o particular.  Para Durkheim a construção da sociedade é feita em grande parte por uma boa educação, e seu método expressou um caráter educativo. 

No capitulo III podemos encontrar o pensamento sobre a sociedade capitalista descrita por Marx, que observou não só os sinais de pobreza e sofrimento, como também o processo histórico que estava em curso, esse processointensificava a separação de ricos e pobres.  Marx explica de forma cientifica as razões de a sociedade capitalista gerar continuamente a miséria e o empobrecimento de grandes segmentos da população e beneficiar exageradamente uma elite. 
Nos trouxe sua teoria sobre alienação que mostra a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento, tudo que separava o trabalhador do fruto de seutrabalho, tudo isso se deve ao sistema capitalista, onde o trabalhador é alienado em relação ao seu trabalho. Cada operário produz um pedaço do produto, não sabendo construir o produto do início ao fim, pois os meios de produção pertencem apenas aos donos, os quais determinam os ritmos de trabalho e o processo produtivo.
Para esse importante pensador as formas de consciência estão ligadas as...
tracking img