Socio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4)
O aumento da concorrência internacional gerado pela Globalização obriga as empresas a cortarem custos diminuindo os preços. Como os países mais ricos possuem altos salários, as empresas procuraminstalar suas fábricas em locais que possuam mão-de-obra barata. Com isso há uma transferência de empregos dos países mais ricos para os mais pobres. As grandes empresas multinacionais chegam e acabamcom as empresas locais.

5)
a. Explicação sobre o déficit publico:
O deficit público, ocorre quando o valor das despesas de um governo é maior que as suas receitas. Normalmente o valor dodefict público é expresso em percentagem sobre o PIB do país, permitindo a comparação entre países e a avaliação do excesso de despesa de cada país em relação ao valor da produção.
equação do deficitpublico:
Deficit público = variação da dívida do governo + variação do valor dos ativos + variação da moeda.
A variação da dívida do governo é equivalente ao gasto do governo menos a arrecadação (viatributação). A variação dos ativos expressa as compras e vendas de ativos pelo governo e a variação da moeda refer-se à variação de M1.
Se:
O deficit público for menor que 0: política fiscal écontracionista.
O déficit publico for maior que 0: a política fiscal é expansionista.

A origiem do déficit publico do Brasil:

A Dívida Externa adquiriu proporções astronômicas durante o regimemilitar, no entanto sua origem remonta à Independência do país, no século XIX.
O primeiro empréstimo externo do Brasil foi obtido em 1824, no valor de 3 milhões de libras esterlinas e ficou conhecidocomo "empréstimo português", destinado a cobrir dívidas do período colonial e que na prática significava um pagamento à Portugal pelo reconhecimento de nossa independência. A independência não alterou asestruturas sócio econômicas e restringiu-se a um movimento político muito limitado, mantendo o regime monárquico e o herdeiro português no trono, aliado aos latifundiários conservadores sob o...
tracking img