Sociedade e direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE E DIREITO



A sociabilidade Humana


A Própria constituição física do ser humano revela que ele foi programado para conviver e se completar com outro ser de sua espécie. A prole, decorrência natural da união, passa a atuar como fator de organização e estabilidade do núcleo familiar. O pequeno, formado não apenas pelo interesse material, mas pelo sentimento de afeto, tende apropagar-se em cadeia, com a formação de outros pequenos núcleos, até se chegar à constituição de um grande grupo social.

Prática do isolamento:

Eremitas: prática da “moné”

Monges cristãos: meditação.

Romanos: desilusão com a vida pública.

Observação: A experiência tem demonstrado que o homem é capaz, durante algum tempo, de viver isolado. Não, porém, durante a sua existência. Eleconseguirá, durante esse tempo prescindir da convivência e não da produção social.Possuíam conhecimentos e compreensão alcançados em razão da dinâmica social.


Aristóteles: “O homem é um bruto ou um deus”, definição ligada à condição humana, pois no primeiro caso o homem viveria sem discernimento próprio, enquanto que no segundo, o homem seria um ser perfeito.





Tomás de Aquino:Mala fortuna (infortúnio): Casos de desgraça. O isolamento se dá em casos de naufrágio ou em situações análogas, como a queda de um avião em plena selva;



Corruptio naturae (alienação mental): Homem desprovido de inteligência. ;



Excellentia naturae (grande espiritualidade): Homem religioso ou penitente que vive na solidão, em vida contemplativa e que fazia a sua cela no cimo de pórticosou de colunas em ruína.


Observação: O homem não consegue sozinho desenvolver todas as suas potencialidades e por não auto-realizar-se se une em sociedade visando adaptar o mundo exterior às suas necessidade de vida.


O “Estado da Natureza”


Estado hipotético de solidão.

Observação: Comprovação de que fora da sociedade não há condições de vida para o homem.


Formas de InteraçãoSocial e Ação do Direito



Interação social: Processos de mútua influência, de relações interindividuais e intergrupais, que se formam sob a força de variados interesses. A interação social pressupõe cultura e conhecimento da diferentes espécies de normas de conduta adotadas pelo corpo social. Na relação interindividual, em que o ego (A parte mais superficial do id, a qual, modificada, porinfluência direta do mundo exterior, por meio dos sentidos, e, em conseqüência, tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do id) e o alter (Outro ser ou outra pessoa, em relação a determinado indivíduo; aquilo ou aquele que é percebido ou concebido como uma pessoaou um ser distinto e separado do sujeito, daquele que pensa, sente e age.) se colocam frente a frente, com as suas pretensões, a noção comum dos padrões de comportamento e atitudes é decisiva a natural influência do fato.


Formas de interação social:

Cooperação: As pessoas estão movidas por um mesmo objetivo e valor e por isso conjugam o seu esforço; interação direta e positiva.Competição: Há uma disputa, uma concorrência, em que as partes procuram obter o que almejam, uma visando a exclusão da outra. Uma das grandes características da sociedade moderna, esta forma revela atividades paralelas, em que cada pessoa ou grupo procura reunir os melhores trunfos, para a consecução de seus objetivos; interação indireta e por vezes positiva.

Conflito: Faz-se presente a partir do impasse,quando os interesses em jogo não logram uma solução pelo diálogo e as partes recorrem à luta, moral ou física, ou buscam a mediação da justiça. Pode-se defini-lo como oposição de interesses, entre pessoas ou grupos, não conciliados pelas normas sociais; interação direta e negativa.

Observação: O Direito só disciplina as formas de cooperação e competição onde houver relação potencialmente...
tracking img