Sociedade limitada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FORTIUM
GRUPO EDUCACIONAL

SOCIEDADE LIMITADA – LTDA
E O CÓDIGO CIVIL

EDILENE DE FARIA SANTOS
GENICE BARBOSA DE SOUZA
JEAN
PHABLO JOSÉ DANIEL
MARCOS BEZERRA DO NASCIMENTO
NAYANNE
WELKYLLANI ARAÚJO
4° B – Curso de Administração

BRASÍLIA, 2010

FORTIUM
GRUPO EDUCACIONAL

SOCIEDADE LIMITADA – LTDA
E O CÓDIGO CIVIL

Estudo sobre a empresa e suas formas de organização,destacando as sociedades limitadas. Sua importância na sociedade.
Sociedade Limitada – a que tem responsabilidade de cada sócio por sua obrigações e a restrição ao valor não integralizado das quotas.

BRASÍLIA, 2010

FORTIUM
GRUPO EDUCACIONAL

SOCIEDADE LIMITADA – LTDA
E O CÓDIGO CIVIL

SUMÁRIO: 1 Introdução; 2 Conceito; 2.1 Sociedade Limitada – LTDA; 2.2 Sociedade Limitada e o CódigoCivil de 2002; 3 Características da Sociedade Limitada; 3.1 As Principais Características da Sociedade Limitada; 4 Formas de Administrar; 5 Conclusão

1 Introdução
A sociedade limitada teve origem na Alemanha no ano de 1892,difundiu-se em vários países e chegou ao brasil somente no ano de 1919 regulamentada pelo decreto de n.3708.
A liberdade de usar somente a firma ou a denominação,asimplicidade de se formar em relação à sociedade anônima e ao número de exigências serem mais restritas,como da publicação de balanços e outras exigências que acomete outros tipos societários,a sociedade limitada é a mais utilizada no Brasil.
De acordo com Marlon Tomazette (2004,p.156),as sociedades limitadas respondem aproximadamente por noventa e um por cento das sociedades empresárias e nãoempresárias que existem no Brasil sendo de fundamental importância para a economia do país.
Com o surgimento do código civil de 2002,as sociedades limitadas vem disciplinada nos arts.1052 a 1087.


2 Conceito
A sociedade limitada caracteriza-se pela união de dois ou mais sócios sendo que a responsabilidade de cada sócio se limita à quantidade de quotas que possui,contudo todos possuem responsabilidade solidaria pelo total do capital social,como dispõe o art.1052 do código civil de2002.
Art.1052.''na sociedade limitada,a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas,mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
Eunápio Borges define sociedade limitada como aquela em que ''todos os sócios assumem quer perante asociedade, quer perante terceiros, uma responsabilidade limitada''.

2.1 SOCIEDADE LIMITADA – LTDA.

Existem vários tipos de sociedade. Neste trabalho destacaremos a sociedade de responsabilidade limitada.
A Sociedade Limitada dentre as várias modalidades abrangidas pela legislação brasileira, é a mais recente de todas, o que faz com tenha algumas particularidades. As sociedades são resultadosde práticas comerciais, partem da legislação para o mercado. Em 1919, com a edição do Decreto Lei n 3708, foi consagrado no Brasil na legislação.
A sociedade limitada caracteriza-se pela união de dois ou mais sócios sendo que a responsabilidade de cada sócio se limita à quantidade de quotas que possui,contudo todos possuem responsabilidade solidaria pelo total do capital social,como dispõe oart.1052 do código civil de2002. Art.1052. ‘na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social’’.
Eunápio Borges define sociedade limitada como aquela em que ''todos os sócios assumem quer perante a sociedade, quer perante terceiros, uma responsabilidade limitada''.
As principaiscaracterísticas da sociedade limitada
O capital social dividido em quotas.
Art.1055. O capital social dividi-se em quotas iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversos a cada sócio.
O capital social é a quantia que cada sócio dispõe para a formação do patrimônio da empresa que somente poderá ser alterado se houver mudança no contrato social. Os sócios passam a ter quotas de participação na empresa...
tracking img