Sociedade ateniense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociedade Ateniense
1- A população de Atenas
A polis grega manteve o seu sentido político através de leis exclusivas. Não existira nada pior para um cidadão de Atenas do que a perda dos seus direitos de cidadão, o corpo de cidadãos não ultrapassava as 50 mil pessoas. Algo bem característico e marcante dos cidadãos de Atenas, acontecia quando viajavam para além dos limites da sua própriapolis, eram imediatamente privados dos seus direitos políticos e, com frequência, para sua proteção e bem-estar, dependiam das decisões baseadas nos costumes que nas leis.
O povo como um todo, ou melhor, seu corpo de cidadãos era conhecido como Demos. Para se tornar um cidadão de Atenas, era preciso se enquadrar em algumas exigências: o sexo masculino, pai e mãe atenienses tornaram-se as primeiras,outra condição era a inscrição aos dezoito anos no registro do dêmos hereditário do pai. Assim, indiferentemente de sua condição, todos os homens e mulheres que não tivessem pai e mães atenienses eram excluídos da cidadania. A riqueza determinava o papel militar do cidadão. Na Grécia antiga o poder político caminhava junto com a função militar.
2- Família e Parentes
As famílias na Gréciaantiga eram formadas pelos pais e um baixo número de filhos, os gregos não tinham uma palavra especifica para representar a família, a palavra mais próxima era oikos (“casa”). As famílias atenienses muito conservadoras, distavam-se muito das espartanas, que eram inovadoras. A riqueza permanecia sempre em família. E era repassada de geração em geração, sendo que a reputação de um ateniense dependia doparentesco.
3- Legitimidade e propriedade
A posição social e a influência política dos atenienses eram baseadas na posse de terras, sendo que só poderiam possuir terras cidadãos atenienses do sexo masculino. Estas eram transmitidas de pai para filho ou para o parente mais próximo desde que fosse homem. A propriedade era repassada através de testamentos, e não havia a possibilidade de excluiro direito de herdeiro dos filhos, mas as filhas mulheres não tinham legitimidade de se tornarem herdeiras. Se fosse o caso, deveria ser providenciado que se casasse com algum parente mais próximo para assim serem transmitidos os bens herdados.
Os atenienses não possuíam certidão de nascimento, nenhum documento de registro civil a não ser o registro de inscrição em uma phrátria quando criança eem um dêmos na maioridade. E com as mulheres era mais difícil provar sua legitimidade, pois não eram inscritas na phrátria e nem na dêmos.
4- As mulheres e o matrimônio
A palavra noivado significava também uma garantia, o kúrios da noiva. Este a prometia ao seu futuro marido com a finalidade de lhe gerar muitos filhos legítimos, neste ato presenciavam o maior numero de testemunhas para atestara virgindade da moça e o tamanho do dote, era de tanta importância o dote que o pai poderia até hipotecar terras para cumprir com a obrigação. A noiva podia ser prometida aos cinco anos de idade, não sendo de seu direito se opor a tal.
O matrimônio ateniense era um contrato particular, sem registro a órgãos públicos e sem cerimônias de casamento, era simplesmente ir morar juntos, era validado nomomento em que a noiva se mudava para casa de marido. Em caso de divórcio era devolvido o dote, sendo alguma garantia para a esposa e para sua família.
5- As mulheres não cidadãs
Em Atenas se tolerava ligações temporárias de homens com outras mulheres, e estas concubinas, cortesãs e prostitutas normalmente não eram nascidas em Atenas, por isso não eram consideradas cidadãs. A prostituiçãoera legalizada e estava sempre à disposição de todos.
6- Educação
As mulheres cultas de Atenas possuíam consideráveis habilidades literárias ou musicais além de seus encantos físicos, elas pareciam ter sido educadas fundamentalmente para as tarefas manuais e domésticas, embora existam pinturas que representem as mais jovens lendo e mulheres envolvidas em transações financeiras de pequena...
tracking img