Sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA NOVA
JACQUES LE GOFF

Assiste-se, nos últimos vinte anos, a uma profunda renovação do domínio cientifico. Não só a maioria das ciências manifesta aquela aceleração da história, que se tornou comum constatar, como também a divisão do saber evolui rapidamente. (...) Essa comoção atinge, em particular um conjunto de ciências cujo reconhecimento como entidade cientifica já é umanovidade considerável: as ciências humanas, (...) ou as ciências sociais, (...) Três fenômenos assinalam essa emergência de um novo campo do saber:
1 - a afirmação da ciência (...) sociologia, demografia, antropologia (que substitui a etnologia), etologia, ecologia, semiologia, futurologia, tec.;
2 – a renovação (...) de ciências tradicionais (...) linguística moderna, (...) o da matemática moderna,situa-se fora do domínio das ciências humanas. (Pág. 31/32)
3 – a interdisciplinaridade, (...) historia sociologia, demografia histórica, antropologia histórica, ou criaram um neologismo hibrido: psicolinguística, etno-história (...) matemática social, psicofisiologia, etno-psiquiatria, sociobiologia, etc. (Pág. 32)

O LUGAR ORIGINAL DA HISTÓRIA

Nesse campo renovado, uma ciência ocupa umaposição original: a história. Há uma história nova, e um dos seus pioneiros é Henri Berr (...). A história deve esse lugar original a duas características essenciais: sua renovação integral e o arraigamento de sua mutação em tradições antigas e solidas. (...) a geografia foi uma das primeiras ciências humanas a se renovar graças ao desenvolvimento da geografia humana. (...) Vidal de La Blach, JeanBrunhes (1869-1930), Albert Demangeon (1872-1940) e Jules Sion (1878-1940) (...) A influência desses geógrafos sobre os mestres da história nova, Lucien Febvre, Marc Bloch e Fernand Braudel (...) foi tal, que esse precedente precisava ser citado aqui. (...). (Pág. 32/33)
Daí a importância da cartografia para a história nova, (...), não de simples mapas de pesquisa e explicação, justificado pelodesejo de longa duração inscrita no espaço, de qualificação (...) e de hipóteses explicativas sugeridas pelas correlações entre fenômenos nas áreas confundidas ou discordantes. Mas trata-se de um questionamento pela historia de uma geografia despojada de todo e qualquer determinismo. (...) (Pág. 33/34)
Toda forma de história nova é uma tentativa de historia total
Entretanto, a história não secontentou com abrir aqui e ali novos horizontes, novos setores para si. (...) Ela se afirma como historia global, total, e reivindica a renovação de todo o campo da historia. (...) Toda forma de historia nova – ou que se faz passar por nova – e que se coloca sob a bandeira de uma etiqueta aparentemente parcial ou setorial, (...) é na verdade, uma tentativa de historia total, hipótese global deexplicação das sociedades grega e romana da Antiguidade, ou da Rússia do século XIX e mesmo do século XX.
A história nova ampliou o campo do documento histórico
A segunda originalidade da historia nova está, de fato, em se basear numa longa e solida tradição. A história nova nasceu em grande parte de una revolta contra a história positivista do século XIX, (...) No entanto, uma parte das conquistastécnicas do método positivista na historia permanece valida. (...) A historia nova ampliou o campo do documento histórico; ela substituiu a historia de Langlois e Seignobos, fundada essencialmente nos textos, no documento escrito, por uma historia baseada numa multiplicidade de documentos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações arqueológicas, documentos orais, etc.(...) Entretanto, os métodos de critica desses documentos novos calcaram-se mais ou menos nos métodos aperfeiçoados pela erudição dos séculos XVII, XVIII e XIX. (...) (Pág. 36/37)
A história vive hoje uma “revolução documental” que mantém com a história nova relações ambíguas. Melhor que as outras ciências humanas (...) a história (...) proporciona uma base institucional firme e pode,...
tracking img