Sobre a natureza e especificidade da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O NOME DA ROSA

O filme O Nome da Rosa é uma história mostrada no ano de 1327, na idade média, mostrando fatos surpreendentes na história da teologia – onde mostra que o clero tem total poder dosregistros - indagando uma manipulação perante todos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges têm acesso às publicações sacras e profanas – e os que tentassem obter conhecimentodesses registros – apareciam mortos com os dedos roxos, pois, eram envenenados ao tentarem ler os registros. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery) e seu ajudante, incumbidos de investigar oscasos no mosteiro no norte da Itália irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.

O filme constituir o critério para a relação entre ocristianismo (teologia e doutrina cristã) e a filosofia e a ciência dos antigos, por isso é que a biblioteca tem que ser secreta, pois ela inclui obras que não estão devidamente interpretadas no contexto docristianismo medieval. O acesso à biblioteca é restrito, porque há ali um saber que é ainda estritamente pagão (especialmente os textos de Aristóteles), e que pode ameaçar a doutrina cristã.

O fatoimportante dessa época na história, por trás de quem matou, ou quem morreu, aparecem nítidas disputas entre o misticismo, o racionalismo, problemas econômicos, políticos e, principalmente, o desejo daIgreja em manter o poder absoluto cerceando o direito à liberdade de todos. A Igreja não aceitava que pessoas comuns tivessem acesso ao significado de seus dogmas (fundamentos da religião) nemquestionassem e fossem contra os mesmos e, por esse motivo, para definir o poder sobre o povo, houve a instauração da Inquisição que foi criada para punir os crimes praticados contra a Igreja Católica quese unia ao poder monárquico. Na verdade, vinha de encontro com a igreja o Renascimento que pregava a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural - e para que a igreja...
tracking img