Resenha do texto “sobre a natureza e especificidade da educação”, de dermeval saviani

UFPR – Universidade Federal do Paraná 16/03/12
Disciplina: Psicologia e Educação IDocente: Graziela Lucchesi
Renata Cavalheiro da Silva – Turma A

RESENHA DO TEXTO “Sobre a Natureza e Especificidade da Educação”, DE Dermeval Saviani

Saviani pontuaalgumas questões da educação no texto, citado acima, essenciais para se compreender o assunto. Ele começa o texto afirmando que o homem é que adapta a natureza às suas necessidades, isto é, ele nãoespera que a natureza lhe ofereça os meios de subsistência mas, ao invés disso, a transforma de acordo com seus interesses – o que constitui uma ação intencional.
Assim sendo, o homem pode realizardois tipos de trabalho, ou seja, dois tipo de modificação da natureza à sua volta, que seriam o trabalho material e o não-material. O trabalho material caracteriza-se pela produção de bens materiais,de objetos palpáveis. Já o trabalho não-material se dá a partir da produção de conhecimento, do saber, e este tipo de trabalho representa a antecipação dos objetos materiais, faz parte da idealizaçãoda criação dos bens materiais.
A partir daí, surge a necessidade de se formalizar esta idealização, criando um sistema organizado para repassar o conhecimento para futuras gerações. A educação, quenão somente diz respeito à escola em si, mas a qualquer tipo de aprendizado, passa a ser estruturada. É aí que a escola se apresenta: na sistematização do conhecimento. Como Saviani aponta, trazer oconceito de “clássico” a tona é essencial, pois nos mostra o que deve ser prioridade neste ensino sistematizado. Clássico é aquilo que representa o essencial, o fundamental para a vida em sociedade,para se conhecer o mundo e poder realmente transformá-lo. Segundo o autor, é de suma importância que os “clássicos” ensinados na escola sejam: “ler, escrever, contar, os rudimentos das ciências...
tracking img