Trabalho portos maritimos brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

O Brasil é um país com formas continentais. Possui uma extensão de faixa litorânea de 7.408 km. De seus 27 estados, 17 são banhados por mar.
O transporte marítimo é de vital importância para o Brasil em suas relações comerciais. Desde o Brasil colônia o transpote marítimo tem importância fundamental, pois permitia uma ampla troca comercial (comércio triangular) entre Portugal,Angola e Brasil. Foi também o transporte marítimo que permitiu ao Brasil colônia ganhar relativa autonomia política em relação a Portugal, com a abertura dos portos.
O transporte marítimo hoje é responsável pela maior parte das trocas comerciais internacionais do Brasil, transportando principalmente commodities agro-minerais, veículos, máquinas, e equipamentos de ponta. Cerca de 75% das trocascomerciais internacionais brasileiras são transportadas via mar.
O Brasil tem os portos marítimos mais movimentados da América Latina, com destaque aos portos de Santos, Paranaguá, Rio de Janeiro/Niterói, Vitória e Itaqui (São Luís).

2 – PORTO MARÍTIMO

É uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar ou lago, destinada ao atracamento de barcos e navios, e como pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário destas, bem como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor do setor portuário, e, em alguns casos, terminais especialmente designados para acomodação de passageiros.
Nos portos brasileiros existem órgãos responsáveis pela administração e organização portuária. No Brasil, a grandemaioria dos portos organizados é administrada pelo Governo Federal. Portos organizados são aqueles construídos e aparelhados para atender às necessidades da navegação e da movimentação e armazenagem de mercadorias, concedidos ou explorados pela União, cujo tráfego e operações portuárias estejam sob jurisdição de uma autoridade portuária.
Destacam-se os seguintes órgãos na estrutura portuária:
CAP(Conselho de Autoridade Portuária): órgão criado pela Lei 8.630/93, já devidamente instalado nos portos organizados, é o responsável pela regulamentação sobre a exploração portuária, horário de funcionamento do porto, homologação dos valores das tarifas portuárias, estímulo à competitividade, tomada de medidas para desenvolver o porto, entre outros assuntos de interesse para a melhoria dos portos,suas operações e seus usuários.
OGMO (Órgão Gestor de Mão-de-Obra): responsável pela administração e controle da mão-de-obra.
GEMPO (Grupo Executivo para Melhoria dos Portos): grupo interministerial, criado com o objetivo e auxiliar a modernização dos portos brasileiros.
Todos os portos organizados no Brasil operam de acordo com suas necessidades de movimentação dos principais tipos demercadorias carregados ou descarregadas e de navios que operam. Entretanto, todos os portos obedecem a um sistema único de atracação de navios, normalmente respeitando a ordem de chegada na barra e a de tipo de navio/operação para carga ou descarga.

3 – PORTO DE NAVEGANTES

O Porto de Navegantes é um dos principais portos exportadores da Região Sul, contando com equipamentos de avançada tecnologia econectividade com duas das principais vias de escoamento de cargas da região: as BRs 101 e 470. Sendo um porto privado, localizado na foz do Rio Itajaí, no município de Navegantes, no estado do Santa Catarina. A empresa administradora do porto é a Portonave SA - Terminais Portuários de Navegantes.
Após receber autorização da FATMA sobre a viabilidade técnica do local, no dia 26 de outubro de2005, foi lançada a pedra fundamental, que marcou o início das obras da Portonave.
As obras foram concluídas em agosto de 2007, dentro do cronograma estipulado e, no dia 21 outubro, atracou o primeiro navio no Terminal, o MSC Uruguay.
O Porto de Navegantes conta com uma infra-estrutura completa para movimentação, com um cais de 900 m de extensão e quatro berços, um canal com profundidade de 11,30...
tracking img