Sniffy rato virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP









HIPERTENSÃO









ROSANA DUMOLIN ROCHA








São Paulo
2012



1. DEFINIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL


Pressão arterial é uma pressão que todos nós temos dentro dos vasos sanguíneos. Ela é o resultado da contração do coração a cada batimento e da contração dos vasos quando o sangue por eles passa. O resultado do batimentodo coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo.
Para conhecimento geral, colocamos emdestaque alguns dos componentes do sistema cardio-circulatório:

O coração - é um órgão muscular que fica dentro do peito e que é responsável por bombear o sangue para os pulmões (para ser oxigenado) e para o corpo (suprindo as necessidades de oxigênio e nutrientes) depois que o sangue foi oxigenado nos pulmões. O coração bate em média de 60 a 100 vezes por minuto em situação de repouso. Écomposto por duas câmaras superiores chamadas de átrios, e duas inferiores, os ventrículos. O lado direito bombeia o sangue para os pulmões e o esquerdo para o restante do corpo.

As artérias - são os vasos por onde o sangue corre vindo do coração. Elas estão distribuídas como se fosse uma grande rede de abastecimento por todo o corpo, podendo ser palpadas em alguns locais, onde estão maissuperficializadas. Alguns destes locais são: na face interna de seu punho, na região da virilha e no pescoço. Este movimento ou pulsação, que você sente quando coloca seu dedo, é quando o sangue está sendo empurrado por um batimento do coração e que ocasiona uma determinada pressão dentro do vaso. Em geral as artérias são bem mais profundas, por isso somente em alguns locais é que elas podem ser palpadas.É nas artérias que ocorre o processo da doença da hipertensão sanguinea.

As veias - são os vasos sanguíneos que trazem o sangue, agora cheio de impurezas, de volta ao coração. Assim como as artérias, elas formam uma enorme rede. A grande característica que diferencia uma veia de uma artéria, é que elas estão mais superficiais e podem ser mais facilmente palpadas e visibilizadas. Além destadiferença, pode-se citar a composição de sua parede, que é mais fina.

1.2 HIPERTENSÃO ARTERIAL

Hipertensão arterial ocorre quando a pressão sanguínea nos vasos mantém-se elevada, acima dos níveis considerados normais, ou seja, além da pressão que o organismo suporta. Isto quer dizer que a pressão elevada pode acarretar uma série de alterações no corpo humano, podendo ser vistas em muitosórgãos.
Somando-se à pressão elevada temos também outras alterações, metabólicas e hormonais, responsáveis por diversas complicações.
Esta é uma doença de grande importância, pois estima-se que 15% a 20% da população brasileira adulta possa ser considerada hipertensa, podendo ocorrer também em crianças e adolescentes. É também uma afecção que leva a cerca de 40% dos casos deaposentadoria precoce e faltas ao trabalho em nosso meio.

1.3 CAUSAS

Existem alguns fatores que aumentam a chance de uma pessoa ter hipertensão arterial, dentre elas temos:

OBESIDADE: por si só ela sobe a pressão. Também aumenta a retenção de sal.

SAL (cloreto de sódio): os mecanismos ainda não estão explicados, mas é provado que sal em excesso eleva e sua redução faz cairà pressão.

FALTA DE EXERCÍCIO: o sedentarismo atua por mecanismos iguais aos da obesidade. A atividade física regular diminui a pressão em cerca de 15% a 20%..

COLESTEROL ELEVADO: aumenta o risco de entupimento dos vasos. A hipertensão agrava o quadro aumentando a chance de problemas cardíacos.

BEBIDAS ALCOÓLICAS: a doença é duas vezes mais frequente entre as pessoas que bebem...
tracking img