Abertura de mercado, vantagens e desvantagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abertura de mercado: vantagens e desvantagens

Trabalho de pesquisa apresentado para a realização da disciplina Economia Contemporânea Brasileira.

Jundiaí
2012
SUMÁRIO
1 ABERTURA DE MERCADO ................................................................................................3
1.1 Conceito de abertura de mercado.........................................................................................3
1.2 Abertura de mercado: vantagens e desvantagens .................................................................4
1.3 Abertura de mercado no Brasil.............................................................................................6
BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................................8





1 ABERTURA DE MERCADO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

1.1 Conceito de abertura de mercado

A abertura de mercado é um processo que envolve a liberalização comercial através da eliminação de barreiras tarifárias e não-tarifárias de forma que o país passa a ter uma participação mais intensa na economia global. Essa política de abertura comercial segue atendência onde há uma menor intervenção do Estado nos assuntos de ordem econômica.
Um país para aderir a este esquema de abertura de mercado sofre de pressão externa, fenômeno amplo que exerce influência sobre as políticas domésticas, onde um país A força outro B a fazer alguma coisa que não faria em uma condição diferente. Como instrumentos dessa pressão externa, temos as retaliações comerciais queforçam um país a fazer algo que vai de encontro aos interesses nacionais, estabelecendo que a abertura de mercado só é possível com a interferência externa (NASSUNO, 1998).
O interesse na abertura de mercado por diversos países está associado ao conflito de interesses comerciais que pode aumentar quando um país perde em competitividade, ou o surgimento de um novo mercado competidor. Essa pressãopode ser justificada por outros motivos como aconteceu na China no século XIX, onde esta representava um enorme mercado consumidor, devido ao tamanho de sua população, mas que apesar de vender uma quantidade grande de produtos aos britânicos, não demonstrava interesse em mercadorias europeias. O único interesse comercial da China era no ópio que eram adquiridos de formas fraudulentas dos inglesese norte-americanos. Isso gerou um conflito entre ingleses e chineses, dando origem a Guerra do Ópio que resultou na ocupação de Pequim pelos ingleses. Com isso a China teve que abrir seus mercados por ter de aumentar o número de portos abertos ao comércio com o Ocidente.

1.2 Abertura de mercado: vantagens e desvantagens

A ideia de se ter um mercado aberto é muito antiga. David Ricardojá havia elaborado argumentos que demonstravam as vantagens de se otimizar a alocação de recursos. Segundo ele, a população aumentaria a sua renda caso adotassem a produção específica em algum setor que o país tivesse algum tipo de vantagem sobre os outros.
Como vantagens existentes na abertura de mercado, pode-se apontar a diversidade de produtos que estaria disponível para consumo, visto quenenhum país teria a capacidade de produzir toda a gama de variedades de produtos possíveis. Pensando também na questão da especialização da produção em determinado setor, os produtores teriam acesso a meios mais eficientes, visto uma maior articulação entre os segmentos dos setores. Mercados fechados possuem uma tendência de não incentivarem o aumento da produtividade e a redução de custos,gerando um desperdício de recursos. O livre comércio estabelece a competitividade entre aqueles que pertencem a um mesmo setor produtivo, de forma que, o ganho de eficiência torna-se fundamental. Dessa forma as empresas procuram reduzir os custos e consequentemente aumentar a produtividade, expandindo a sua atuação em mercados em potencial (SOARES, SANTOS E ARBACHE, 1998).
É possível avaliar que...
tracking img