Slide ta1. sobral, filipe & peci, alketa. administração: teoria e prática no contexto brasileiro. são paulo: pearson prentice hall, 2008. – capítulo 1. autor da resenha: gustavo bunselmeyer atualmente com a crescente

690 palavras 3 páginas
Slide TA1. SOBRAL, Filipe & PECI, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. – Capítulo 1. Autor da resenha: Gustavo Bunselmeyer

Atualmente com a crescente expansão do mercado e necessidade de administração de qualidade, os profissionais da área devem qualificar-se cada vez mais. A ética, a qualidade nos produtos e na prestação de serviços, a satisfação dos clientes, a agilidade e o trabalho em equipe se tornam extremamente importantes para uma organização se destacar nesse mercado globalizado.

Organização é qualquer grupo de pessoas que se juntam para uma finalidade em comum, justificando assim sua existência. As organizações necessitam de estruturas que diferem hierarquicamente seus indivíduos definindo o que cada um pode e deve fazer. Essas estruturas podem ser demonstradas mais facilmente por meio de um gráfico chamado organograma.

Com a criação das organizações, se torna necessária a administração. Os administradores são os responsáveis por tomar decisões e atingir os objetivos da empresa com eficácia e eficiência. Ser eficiente é trabalhar conscientemente para minimizar os recursos utilizados e o desperdício. Ser eficaz é cumprir os objetivos da empresa.

Os administradores ou gestores estão ligados diretamente aos resultados, tendo a responsabilidade de ajudar os funcionários ou trabalhadores a alcançar os objetivos da empresa.

As organizações são divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional.

1.Estratégico: o nível estratégico compreende os administradores de topo, responsáveis pelas principais decisões tomadas pela organização.
2.Tático: no nível tático estão os gerentes que são responsáveis por uma área funcional específica da empresa. Interagem diretamente com os níveis estratégico e operacional.
3.Operacional: nesse nível atuam os supervisores de 1ª linha, responsáveis por uma operação ou tarefa e orientando a execução dessas atividades.
2

Para administrar,

Relacionados