Auditoria contabel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios
1. Quando a administração de uma entidade solicita, por carta postal, aos seus clientes que respondam diretamente aos seus auditores independentes, caso não concorde com o saldo em aberto informado, numa determinada data, tem-se uma circularização:
a) branca
b) preta
c) positiva
d) negativa
e) atestatória

Alternativa D- O pedido de Negativo é utilizado quando a resposta fornecessária, ou em caso de discordância da pessoa de quem quer se obter a confirmação , ou seja na falta de confirmação o auditor que a pessoa concorda com os valores colocados no pedido de confirmação. È geralmente usado como complemento ao pedido da confirmação positiva, e registrada para assegurar que a pessoa de quem se que obter a confirmação , efetivamente recebeu tal pedido.

2. Durante afase de testes de observância, o auditor constatou algumas imperfeições no ciclo de compras e foi necessário aumentar o nível de risco de detecção. Assim, pode-se afirmar que o auditor deve:
a) aumentar os testes de controle.
b) diminuir os testes substantivos.
c) aumentar os testes substantivos.
d) diminuir os testes de controle.
e) manter os testes substantivos.

Alternativa C- Ostestes substantivos visam a obtenção de evidência quanto a suficiência , exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil. Tem por finalidade, colher suficiente e competentes evidências para fundamentar a formulação e manifestação de opinião profissional do auditor sobre o objeto auditado.

3. No momento da circularização de advogados da empresa auditada, o objetivo do auditor é:
a)identificar todos os compromissos.
b) questionar os ativos e passivos contingentes.
c) identificar todos os passivos contingentes.
d) questionar as chances de sucesso das ações.
e) identificar os valores a serem divulgados.
Alternativa C- Conforme consta no item 11.2.15 da NBC T 11 , o auditor deve adotar procedimentos para assegurar que todas as contingências passivas relevantes,decorrentes de processos judiciais, reivindicações e reclamações, foram identificadas e consideradas pela administração da auditada na elaboração das demonstrações contábeis.”
Assim, o auditor deverá ma realização do exame, de com acordo com as normas de auditoria para identificar os passivos não registrados e contingências passivas relacionadas a litígios, pedidos de indenização ou questões tributárias,e assegura-se de sua adequada contabilização ou divulgação nas demonstrações contábeis examinadas.
Quanto da execução de procedimentos de auditoria para identificação passivos e contingências, o auditor independente deve obter evidencias para os seguintes assuntos, desde que relevantes:
a. Existência de uma condição, indicando incerteza com possibilidade de perdas e ganhos para entidade;b. O período em que foram gerados;
c. O grau de probabilidade de um resultado favorável ou desfavorável;
d. O valor ou a extensão de perda ou ganho potencial;

4. O responsável pela auditoria independente do Grupo Niscau S/A deparou-se com a seguinte situação: ao requisitar os trabalhos de outros auditores de coligadas e controladas do Grupo Niscau, foi comunicado que os trabalhos dessesoutros auditores não seriam disponibilizados. Nesse caso, o procedimento a ser efetuado pelo auditor é
a) emitir um parecer com ressalva
b) aplicar procedimentos adicionais suficientes.
c) emitir um parecer com abstenção de opinião.
d) incluir um parágrafo de ênfase na opinião.
e) justificar a limitação de escopo.

Alternativa B – Conforme as normas de Auditoria não existem obrigatoriedadede outro profissional fornecer seus papéis de trabalho para outro profissional, com exceção para justiça ou por determinação judicial.
Desse modo o auditor a fim de fundamentar sua opinião, deverá buscar outros procedimentos (testes, técnicas) até que consiga evidências necessárias.

5. Como resposta a uma circularização de advogados, o auditor recebeu a seguinte resposta de um dos...
tracking img