Slide impactos no macro ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: TERCEIRO SETOR

PROFESSORA: DANIELA OLIVEIRA





OS MOVIMENTOS SOCIAIS, A SOCIEDADE CIVIL E O “TERCEIRO SETOR” NA AMÉRICA LATINA: RELEXÕES TEÓRICAS E NOVAS PERSPECTIVAS.



Jorge Nairo Marques deAraújo




DAGNINO, E. ; ALVAREZ, S. E. . Os movimentos sociais, a Sociedade Civil e o "Terceiro Setor" na América Latina: Reflexões Teóricas e Novas Perspectivas. Primeira Versão, Campinas - IFCH - UNICAMP, v. 98, p. 01-77, 2001.





1 - Credenciais da autora:

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1966), mestrado em Ciência Políticapela Universidade Federal de Minas Gerais (1970) e pela Stanford University (1975) e doutorado em Ciência Política - Stanford University (1986). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, cidadania, sociedade civil, democracia e democratização.

2 - Resumo da obra

O debate proposto no diaproposto no dia 14 de junho de 2000, tinha como principal objetivo reunir um grupo de pesquisadores para trocar idéias e compartilhar preocupações em torno das transformações empíricas, teóricas e políticas – por que passa esse grupo temático no Brasil e na America latina. Sob os impactos que decorrem da globalização e das políticas neoliberais, o campo da sociedade civil, os atores sociais que oconstituem e as relações que o atravessam têm apresentado uma dinâmica cuja velocidade e complexidade coloca desafios substantivos aos seus protagonistas e aqueles que se empenham na sua analise. Alguns destes desafios foram abordados no debate. Segundo os debatedores a divulgação mesmo sem uma revisão de texto pelos participantes, poderia ser útil e contribuir para o prosseguimento e aprofundamentodessa discussão que parece ter implicações fundamentais para o processo de construção democrática do nosso país.
Na preparação do seminário foram adotados os seguintes procedimentos: Elaboração de um roteiro de perguntas para orientar o debate que circularam previamente entre os participantes e receberam acréscimos e sugestões; Foi solicitado que os particpantes enviassem textos, cujaleitura pudesse subsidiar a discussão; Foi solicitado que os debatedores preparassem colocações introdutórias para cada uma das perguntas, que abririam a discussão ampla de cada uma delas.
PERGUNTA 01
1ª) Quais ao fatores que tem impulsionado os novos discursos governamentais latino - americanos sobre a sociedade civil?
1b) Como entendemos essa aparentes discrepâncias entre os discursos oficiaiscomtemporaneos sobres a sociedade civil e sobre os movimentos sociais?
Natalhie Lebon
‘Acho que é o resultado de ver algumas organizações dentro da sociedade civil, já que é um termo muito abrangente, heterogêneo, a responsabilidade pela diminuição dos problemas criados pêlo ajuste estrutural, pelas políticas neoliberais. Agora, uma coisa que eu acho que se deve pensar é em termos ele queformas de organização do governo FHC e outros de cunho neoliberal estão apontando como corretas para se entrar em diálogo. Quando se olham qual o tipo de organizações que são chamadas para se fazer parcerias chaves, percebe-se que há todo um tipo de critério, de linguagem comum, de origem social comum, de discurso semelhante, enfim, como Kathryn falou, as muito combativas não são chamadas. Do ponto devista da minha pesquisa, há coisas muito práticas em termos de um horário comum, de uma pessoa, um contato permanente, que a forma dos movimentos sociais não possui. Seria importante pensar na definição de movimento social, mas se pensa numa coisa mais solta, onde não fui necessariamente uma pessoa com quem você pode ter contato muito permanente, ou essa pessoa muda bastante. Também são pessoas...
tracking img