Slackware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Ateneu



Sistemas Operacionais.
Sistema Linux slackware

Vila Velha
2012


Sistemas Operacionais.
Sistema Linux slackware

Trabalho da disciplina de
Sistemas operar acionais
Instalação e usabilidade
Do sistema Linux slackware

Professor: Andre Freire

Vila Velha
2012
Criando uma maquina virtual com virtual box.

Figura01.
Criando uma maquina virtual parainstalação do slackware. Vá em novo irá abri esta janela em seguida adicione o nome da maquina virtual ela aparecerá como esta imagem, à direita.
Poderá escolher também qual o sistema que irá ser instalado nesta maquina que será criada. No nosso caso iremos escolher Linux, e como não há uma distribuição pré-selecionada colocaremos ou Other Linux. Click em próximo.

Figura02.
Neste pontoserá disponibilizada a memória que será utilizada por essa maquina que estamos criando. Lembre-se que a memória se baseará na memória de sua maquina física. Selecione a memória para a necessidade do seu sistema.

Figura03.

Criaremos neste ponto o disco rígido onde será instalado e armazenado os dados da nossa maquina. Para nosso caso iremos criar um disco rígido novo.
Selecione criar um discorígido virtual agora e pressione criar.

Figura04.

Será perguntado que tipo de arquivo de disco rígido você quer criar, VDI será lido apenas pelo Virtual Box VMDK será lido por outros emuladores de maquinas virtuais, assim por diante. No caso em questão utilizaremos o VDI. Selecione-o e pressione próximo.

Figura05.
Selecione se o seu o disco que você criou será dinâmico ou fixo, ondedinamicamente alocado irá aumentar de acordo com a necessidade ou fixo para manter o tamanho do disco fixo.

Figura06.

De um nome para o disco rígido e o local onde será armazenado este disco, aconselhado colocar em um local onde há espaço suficiente para aumentá-lo no caso de ser dinâmico. Mostre o tamanho máximo do seu disco e pressione criar. Lembre-se o tamanho do disco vai depender dotamanho do seu disco físico.

Figura07.

Clicando em configurações você pode alterar a sequência de boot acelerador de vídeo rede e outros.

Figura08.

Clique na maquina virtual que você acabou de criar para iniciar o sistema.

Figura09.

Use a pasta lateral para navega pelo sistema e apontar o arquivo ISO que será usado para iniciar o boot do CD.

Figura010.

Esta é a tela inicialde instalação do Slackware, agora iremos começar a configuração e instalação do sistema operacional Linux, para continuar deste ponto basta pressionar Enter.

Figura11.

Escolha o formato do teclado, no nosso caso iremos escolher qwerty/br-latin1-abnt2.map.

Figura12.

Teste seu teclado e verifique se o Ç esta funcionando normalmente pressione 1 para continuar ou 2 para retornar aescolha.

Figura13.

Aqui e um ponto importante entre com um login e pressione enter.

Figura14.

Antes de chamar a instalação temos que particionar o disco rígido (HD), o particionador oficial do Slackware e o cfdisk. Digite na linha de comando cfdisk e tecle Enter.

Figura15.

Na imagem acima temos a interface do cfdisk. Um ponto importante e que no Linux a nomenclatura das partições levaem conta se o HD e mestre ou escravo e qual canal IDE o mesmo esta conectado.
Hda: dispositivo mestre da primeira IDE (conectado no primeiro canal da controladora IDE).
hdb : dispositivo escravo da primeira IDE (conectado no primeiro canal da controladora IDE).
hdc : dispositivo mestre da segunda IDE (conectado no segundo canal da controladora IDE).
hdd : dispositivo escravo da segunda IDE(conectado no segundo canal da controladora IDE).
Se a maquina possuir um hd SATA, esta será identificado como sda (até o kernel 2.6.18.x, o disco rígido SATA era reconhecido como um dispositivo SCSI). Pois bem, a partições são identificadas incluindo sufixos numéricos ao dispositivo, por exemplo, uma partição primária do Windows equivale ao C:.
Será nomeada como hda1 (ou hda2, hda3, etc.),...
tracking img