Sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
( A )O QUE É O MUNDO E A REALIDADE?
O mundo é um termo utilizado em diversos contextos como sinônimo para o planeta terra ou mesmo para quaisquer outros corpos celestes assemelhados aos planetas, especialmente os rochosos. Realidade (do latim realitas isto é, "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível,acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise.

( B )O QUE É SER HUMANO?
Ao longo da sua curta história, o homem tem procurado explicações sobre quem é -- e tem se acreditado o favorito de algum deus – sobre o que é -- e tem se acreditado um sistema complexo de músculos, ossos, nervos e humores –- sobre como é -- e tem se acreditado uma anatomia com vontade -- esobretudo quanto pode -- tem se acreditado sem limitações à sua vontade e ambição. Na procura de entender quem é, o que é, como é, o homem construí história, religião, ciência, arte. E na explicação do quanto pode, concebe o poder. Essas explicações determinam a construção de modos de comportamento e de modos de conhecimento.

( C ) O QUE É VIVER EM SOCIEDADE?
A sociedade humana é formada de pessoasque têm necessidade umas das outras para continuar a espécie, buscar seus objetivos e realizar sonhos. Sem as comunidades o homem não se organizaria e não sobreviveria. É o outro que ajuda na busca por alimento e abrigo. Seja da forma mais simples, quando o pequeno agricultor planta e colhe. Seja através do que constrói, do que cuida de doenças, do que educa. Enfim, uma imensa corrente permite queo ser humano nasça, cresça, viva. O mundo moderno exige cada vez mais que essa ajuda seja diária, porém ela é imperceptível para muitos. Seres humanos têm necessidades materiais e espirituais. Cada um precisa de afeto, atenção, carinho, respeito
( D ) QUAL A GRANDE FINALIDADE DA VIDA SOCIAL?
Toda sociedade deve buscar uma finalidade, ou seja, deve ter um objetivo, que é definido por seusmembros, baseado naquilo que estes entendem como um bem (valor). A finalidade relaciona-se com a liberdade humana, porque só o ser livre e racional pode escolher objetivos com base em valores.
( E ) O QUE É CONHECIMENTO E PARA QUE ELE SERVE NA VIDA DOS SERES HUMANOS?
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de umfato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução científica (homem com grande conhecimento).
Ele se faz pela formação de conceitos que são verdadeiros enquanto adequados à realidade da época. Portanto o conhecimento admite a ideia de ordem do universo, podendo ser relacionada ao ato de conhecer ou aoproduto (saber adquirido e acumulado).


( F )O QUE É SER CIDADÃO?
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo nariqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila.

( G )EXISTE UMA RELAÇÃO ÍNTIMA ENTRE CIDADANIA E QUALIDADE DE VIDA? JUSTIFICAR.
Cidadania tem mais a ver com deveres de convivência, respeitar o próximo, direito meu termina quando começa o do outro etc. E qualidade de vida é voce poder viver em sociedade, com acesso a todas as necessidades sejam elasfundamentais: Saúde,educação,trabalho, etc, ou simplesmente de lazer.
( H ) AS CONDICÕES DE VIDA SÃO TERMOMETROS DE NOSSA SITUAÇÃO DE CIDADÃO. DÊ UM EXEMPLO.
Condições De Vida, Trabalho, Saúde e Doença Dos Trabalhadores Rurais No Brasil Tradicionalmente, o tema das condições de vida, trabalho, saúde e doença dos
trabalhadores rurais no Brasil evoca estereótipos entre eles a associação com...
tracking img