Skinner

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Burrhus F Skinner

Flavia Souza Novais Barreto
Márcia Andrade da Costa
Paula Silvia O da Silva
Vanessa Alves Cavalari

SAPEM1A

São Paulo, 14 de setembro de 2010
Agradecimentos

Agradecemos a Faculdade Sumaré e a professora Solange Leme de Oliveira pela oportunidade de elaborar este trabalho com o objetivo de aperfeiçoar o nosso aprendizado.

Biografia

Burrhus F SkinnerNascimento: 20 de Março de 1904
Nacionalidade: Susquehanna, Pensilvânia.
A infância de Skiner foi tradicional e não lhe faltou afeto. Ele freqüentou a mesma escola onde seus pais haviam estudado. Apaixonado pela escola, Frederic era o primeiro a chegar todas as manhãs. Uma característica marcante de Skinner o acompanhou desde sua infância,suas criatividades.Vejamos algumas criações de Skinner:trenós, carrinhos, jangadas, carrosséis, atiradeiras, modelos de aviões e até um canhão a vapor com o qual atirava buchas de batata e cenoura nos telhados dos vizinhos. Passou anos tentando construir uma máquina de movimento perpétuo. Portanto Burrhus F Skinner além de criativo, mostrava curiosidade pelo comportamento dos animais. Lia muito sobre eles e mantinha um estoque de tartarugas, cobras,lagartos, sapos e esquilos listrados. Numa feira rural, ele observou certa vez um bando de pombos numa apresentação; anos mais tarde, ele treinaria essas aves para realizar uma variedade de façanhas.
A conselho de um amigo de família, Skinner se matriculou no Hamilton College de Nova York. Palavras de revolta foram registradas por ele:

“Nunca me adaptei à vida de estudante. Ingressei numafraternidade acadêmica sem saber do que se tratava. Não era bom nos esportes e sofria muito quando as minhas canelas eram atingidas no hóquei sobre o gelo ou quando melhores jogadores de basquete faziam tabela na minha cabeça… Num artigo que escrevi no final do meu ano de calouro, reclamei de que o colégio me obrigava a cumprir exigências desnecessárias (uma delas era a presença diária na capela) e que quasenenhum interesse intelectual era demonstrado pela maioria dos alunos. No meu último ano, eu era um rebelde declarado”.

Skinner revelou o que sentia e observava enquanto estudava. Analisando sua descrição ele representa a instituição de ensino, a qual não atendia suas necessidades de preenchimento intelectual e social, além da obrigatoriedade de cumprir uma tarefa, considerada pelo mesmo comodesnecessária. Neste período Skinner e seus amigos foram vistos como rebeldes pelo corpo docente, e advertidos pelo diretor da escola.
Ele se formou em inglês, recebeu a chave simbólica da Phi Beta Kappa e manifestou o desejo de tornar-se escritor. Portanto não foi sucedido nesta tarefa, este fato levou-o ao desespero. Considerou-o um fracasso se entregando a tristeza e ao desamor.Naquelemomento Skinner sofria a rejeição das moças ,que o fez sentir-se sozinho, então gravou a inicial do nome de uma mulher no braço, onde ele ficou durante anos.
Depois de ler sobre John B. Watson e Ivan Pavlov, Skinner destinou-se para um interesse mais cientifico e desligou-se das curiosidades literárias. Em 1928, inscreveu-se na pós-graduação em psicologia em Harvard, embora nunca tivesse estudadopsicologia antes, declarou: Fui para a pós Graduação, não porque fosse um adepto totalmente comprometido da psicologia, mas para fugir de uma alternativa intolerável”. Mesmo com esta concepção, doutorou-se três anos mais tarde. Seu tema de dissertação progride de forma entusiasta e envolvente, atendendo seus objetivos de registrar suas idéias com embasamento no reflexo - a correlação entre um estímuloe uma resposta.
Este “guerreiro”, foi professor na Universidade de Minnesota (1936–45) e na Universidade de Indiana (1945–1947), em 1947 voltou para Harvard.Skinner manteve-se produtivo até a morte aos 86 anos, lutando até o fim com o mesmo entusiasmo da sua infância. Segundo o escritor Alexandre Pedrassoli,em seus últimos anos de vida, ele construiu, no porão de sua casa, sua própria “caixa...
tracking img