Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DE CIENCIAS
 
SISTEMA URINÁRIO
O sangue passa pelo rim pela artéria renal e sai pela veia renal. Cada rim é formado por um milhão de nefrônios/nefros. O nefrônio é formado por um tubo com uma extremidade dilatada em forma de taça, a cápsula glomerular ou de Bowman, que envolve uma rede de capilares (glomérulo). O trabalho do nefrônio pode ser divido em:
o   Filtração - diversassubstâncias (água, sais minerais, glicose, aminoácidos, vitaminas e uréia) saem do sangue que está no glomérulo e caem na cápsula que vão para o tubo renal.
o   Reabsorção – no tubo renal, as substâncias úteis (glicose, aminoácidos, vitaminas, um pouco de água e de sais minerais) são reabsorvidas, voltam para o sangue.
As substâncias que não foram reabsorvidas continuam no tubo renal e vão para o canalou ducto coletor formando a urina. A urina é lançada nos cálices renais, que se fundem numa cavidade maior, a pelve renal. Da pelve renal, a urina segue pelos ureteres e vai para a bexiga,onde é armazenada temporariamente até os músculos voluntários que envolvem a uretra relaxarem para a eliminação da urina.
Cálculos renais (“pedras nos rins”)– são pequenos grãos que se alojam nos rins ou emoutras partes do sistema urinário por causa de um aumento na concentração de certos sais na urina.
 
PELE
É formada pela:
o   Epiderme – é formada pelo tecido epitelial e apresenta várias camadas de células. A camada mais externa da epiderme é formada por células mortas com grande quantidade de queratina (proteína que impermeabiliza o corpo – em locais de muito atrito há mais queratina). Nascamadas mais fundas da epiderme, encontram-se os melanócitos, que fabricam a melanina (subtância que protege dos raios do sol e dá cor à pele, as pessoas albinas não produzem melanina e têm a pele clara.)
o   Derme – é formada pelo tecido conjuntivo e fica em baixo da epiderme. É formada por células mergulhadas em uma substância gelatinosa que contém vários tipos de fibras que são responsáveis pelaresistência e pela elasticidade da pele. Embaixo da derme há uma camada de outro tipo de tecido conjuntivo, a tela subcutânea, que é formada pelas células adiposas e servem como reserva de energia e ajuda a manter a homeotermia.
Os pelos são formados por células mortas cheias de queratina. A cor do pelo também é determinada pela quantidade de melanina. As unhas são formadas por queratina bastantecompactada e protegem as pontas dos dedos. As glândulas sebáceas produzem o sebo que lubrifica os pelos e a epiderme. Os vasos sanguíneos se dilatam para impulsionar as glândulas sebáceas a produzirem o suor que impede que a temperatura corporal aumente muito. A acne é formada quando a gordura entope as glândulas sebáceas e algumas bactérias se reproduzem (ver pg. 124).
 
SISTEMA ESQUELÉTICOEste sistema serve para proteger os órgãos, sustentar o corpo, movimentar o corpo e produzir elementos do sangue. No interior dos ossos há células vivas que se nutrem por meio de vasos sanguíneos que passam por pequenos canais situados dentro do osso. Podemos encontrar também a medula óssea vermelha que produz células do sangue e a medula óssea amarela que serve de reserva de gordura. Ao redor dascélulas encontramos a matriz óssea formada por sais minerais e fibras de colágeno.
As articulações são pontos onde os ossos se encontram. Há articulações imóveis (suturas) como as do crânio e as articulações móveis como o cotovelo e joelho. Em muitas articulações encontramos a cartilagem que diminui o atrito entra os ossos.
Os ossos podem ser divididos em:
o   Ossos longos – têm o comprimentomaior que a largura e a espessura (fêmur e úmero)
o   Ossos planos ou chatos – são finos e achatados (crânio e costelas)
o   Ossos curtos – têm as três dimensões aproximadamente iguais (ossos cárpicos e társicos)
o   Ossos irregulares – vértebras
A coluna vertebral é formada por uma pilha de 33 vértebras que são separadas por pequenas almofadas de cartilagem, os discos intervertebrais, que...
tracking img