Sistemas politicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas políticos

SOCIALISMO

Socialismo é a denominação genérica de um conjunto de teorias socioeconômicas, ideologias e políticas que postulam a abolição das desigualdades entre as classes sociais. Incluem-se nessa denominação desde o socialismo utópico e a social-democracia até o comunismo e o anarquismo.O socialismo contituido um movimento de reação contra os abusos do liberalismo. Nãose pode negar que, com as corporações de artes e ofícios abolidas em 1791 de decorrência da vitória da Revolução Francesa de 1789 o equilibrio econômico era perfeito. O trabalho havia sido levado à mais alta dignificação e a relação entre ele e o capital eram amistosas. Com a vitoria do liberalismo teve ínicio por coincidência, a era das invenções técnicas e o aperfeiçoamento do industrialismo; otrabalho passou ser considerado como simples mercadoria,sujeita, com as demais à oscilações de oferta e procura. A cogitações máximas passou a ser a do rendimento do trabalho, sob quaisquer condições por mais iníquas que fossem, e a do lucro em grande escala.
Para corrigir aos abusos e os defeitos dessa situação econômica e social,abalada pela liberdade economica, preconizada pelo protestantismoinglês e pela liberdade individual nascida com a Revolução Francesa, foi cogitada a socialização dos meios de produção e uma repartição mais equitativa das riquezas para serem corrigidas as desigualdades econômicas, procurando formas igualitárias, com base da necessidade comum.
Porém deve-se reconhecer os abusos do liberalismo economico, pelo mau uso das liberdades por ele proprio preconizadas,como a sorte de espoliações agravavando-se as condições dos trabalho e as relações entre o capital e o trabalho, o egoísmo capitalista a sede de lucros, foi um motivo ponderável para a eclosão da questão social moderna.
Tantas e não menos justas foram suas vitórias nas modernas democracia , cujo as economias são praticamente dirigidas pelo fundamento da prevalencia do enteresse social sobre oindividual, que as reclamações mais frequentes partem hoje so empresariado capitalista.Os socialistas pretendem o controle estatal da economia e a propriedade exclusivas, propiedade exclusiva pelo governo dos fatores de produção. Os neo liberais admitem e reconhecem no governo uma força controladora da economia, de molde a conter as depressoes e acelerar as expansões por meio de estimulos e de seuproprio comportamento economico dentro do sistema.

Escolas socialistas:
Durante o seculo XIX, foram ferteis as ideias contrarias ao liberalismo com absoluto da escola classica e os principios emanados da revolução francesa. Surgiram inumeras doutrinas, o socialismo associacionista, a escola historica, o marxismo reformista, o sincalismo revolucionario,as doutrinas cristãs e protestantismosocial.Diversos movimentos contra as monarquias nacionais contaram com a participação do operariado de diferentes países. Por meio da derrubada desses regimes absolutistas, a figura do trabalhador representava as contradições e os anseios de um grupo social subordinado ao interesse daqueles que concentravam extenso poder econômico em mãos. Foi nesse período em que novas doutrinas socialistas ofereceramuma nova perspectiva sobre a sociedade capitalista e a condição do trabalhador contemporâneo. Mesmo assinalando todas as desigualdades e problemas do mundo capitalista, a teoria marxista propôs uma solução a essa situação injusta. Estudando as transformações da história, o marxismo
percebeu uma relação dialética (transformadora) entre os homens.

LIBERALISMO

A teoria do liberalismoeconômico surgiu no contexto do fim do mercantilismo, período em que era necessário estabelecer novos paradigmas, já que o capitalismo estava se firmando cada vez mais. A idéia central do liberalismo econômico é a defesa da emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma, ou seja, a eliminação de interferências provenientes de qualquer meio na economia. 
Século XIX
O Liberalismo dominou...
tracking img