Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera Uniderp

Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Disciplina: Sistemas Operacionais

Rafael Recalde Centurião RA: 6021386808
Jaime Anibal Cafure Ruiz RA: 5945249948
Felipe Pereira Maragno RA: 6059008922
Bruna de Oliveira Lima RA: 5945216962

Relatório 01: Tipos de Sistemas Operacionais

Professor: Luis Cezar Ribeiro

Campo Grande – MS

14 deMarço de 2013

1.1 Sistemas Operacionais para Servidores:
Um ponto interessante é observar os Sistemas Operacionais operando em servidores e a necessidade de um sistema rústico e robusto para desenvolver tarefas de gerenciamento. Como aspecto físico os servidores são totalmente diferentes de desktops, foram desenvolvidos com a finalidade de fornecer produtos e transmitir informações a outroscomputadores que estiverem conectados por ele. Há vários tipos de servidores como os servidores de Banco de Dados, Servidores de Arquivos, Servidores de Impressão, etc. Servidores normalmente possuem mais poder de processamento devido à quantidade de processadores, ou no núcleo presente na sua arquitetura física, sendo assim, tendo a facilidade de executar mais tarefas e com maior velocidade. Umexemplo seria Coprecessador intel xeon phi 5110p com 60 núcleos/1,053 ghz/240 Threads.
Existe uma diversidade de Sistemas Operacionais para servidores, entre eles estão o Windows desenvolvido pela Microsoft e o Linux desenvolvido pela Unix. O Windows Server 2012, o mais recente Sistema Operacional para servidores feito pela Microsoft tem como característica a grande possibilidade de criação de uma“infraestrutura por nuvens”, que teoricamente tem acesso publico e acesso pago, pode-se acessar a nuvem de onde estiver, você paga somente o recurso que usa. Há também o Dynamic access control, que pode aplicar dados em servidores de arquivo, controlar informações e gerenciar e auditar usuários. Plataforma de Servidores Web, muito utilizado para hospedagem e tem um rápido escalonamento, que nãoapresenta uma sobrecarga de gerenciamento.
A outra família de Sistemas Operacionais para servidores é baseada no núcleo Linux. As mais famosas distribuições são o Mandrive Enterprise Server 5, Ubuntu Server, Debian, Red Hat enterprise 6 linux, CentOs server, entre outros. O mais utilizado entre eles é o CentOs Server. Assim como o Windows, possui atualização de segurança, algo muito parecido com oseu opositor o Windows Server, a infraestrutura por nuvens e assimilação de Dados. Uma característica forte do Linux é a utilização ou não da interface gráfica, gerando um melhor desempenho e segurança para gerenciamento do servidor.
Windows e Linux, ambos os sistemas operacionais desenvolvidos para serem servidores e transmitir informações e softwares para outros conectados na sua rede, além defazer todos os requisitos necessários para o bom funcionamento de um servidor, apresentam software que auxiliam o redirecionamento e na administração de servidor. Atualmente 80% dos hostings utilizam Linux como Sistema Operacional de servidor Web.
O sistema Linux é Multiplataforma e funciona no maior numero de arquitetura computacional.
Devido a sua capacidade de funcionar por anos sem falhar,é muito raro que o Linux de uma parada de sistema. Ele lida com um grande número de processos simultâneos de um forma muito melhor que o Windows. Outra qualidade é a segurança, tanto como Desktop como Servidor, o Linux é o sistema baseado no Unix, um sistema projetado do zero, que foi feita para um Sistema Operacional multiusuário, sendo assim apenas o Administrador e o Usuário tem privilégiosadministrativos, isso ajuda a manter o sistema de forma modular com o funcionamento correto. Internamente no Windows, o usuário pode ocultar alguma informação do Administrador, no Linux o Administrador tem a visão completa dos usuários. O Windows, por sua demanda, faz com que os computadores sempre tenham que estar atualizados em hardware outro lado, devido a sua leveza e flexibilidade, o Linux...
tracking img