Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 5
Processo
Introdução:
Podemos dizer que um programa ao ser executado deve estar sempre ligado a um processo onde, é a base para a implantação de um sistema multiprogramável. E nestes sistemas os processos são executados ou acionados em disputa, compartilhando a utilização de processador, memória principal e dispositivos de e/s etc...
Estrutura do Processo:
Eles representam tarefasem execução, mas nem todas têm relação direta com algum aplicativo, muitas delas são acionadas em plano de fundo e mantêm o sistema trabalhando gerenciando redes, memória, disco, checagem antivírus etc... Onde sua estrutura básica é formada por uma imagem do código executável associado ou seja ligado a um programa. A memória contém o código executável e dados específicos, pois há também adescrição de recursos do sistema alocados ao processo, informação de atributos de segurança e a indicação do seu estado atual.
Contexto de Hardware:
Armazena o conteúdo dos registradores gerais da CPU, além dos registradores de uso específico, como o Contador de Programas, o Ponteiro de Pilha e o Registrador de Status, onde a troca de um processo por outro no processador, comandada pelo S.O., édenominada troca de contexto. A troca de contexto consiste em salvar o conteúdo dos registradores do processo que está deixando a CPU e carregá-los com os valores referentes ao do novo processo que será executado. Essa operação resume-se em substituir o contexto de hardware de um processo pelo de outro.
Contexto de Software:
Ele provém de um arquivo do S.O., conhecido como arquivo de usuários, onde nestearquivo são especificados os limites dos recursos que cada processo pode alocar, sendo comandado pelo administrador do sistema.
Identificação:
Através dela o S.O. e outros processos podem realizar referência a qualquer processo existente, verificando seu contexto ou modificando uma de suas personalidades, onde existem alguns sistemas que encontram o processo pelo nome.
Quotas:
São limites quecada recurso do sistema suporta alocar, pois se ultrapassar o número de quotas o arquivo poderá ser aberto lentamente ou até dependendo da situação travar as páginas ou arquivos e pastas do sistema.
Privilégios:
Eles prejudicam os demais processos, pois permitem a alteração de suas próprias personalidades.
Espaço de Endereçamento:
É a área de memória onde instruções e dados do programa sãoarmazenados para execução, onde cada processo tem seu próprio espaço de endereçamento podendo ser protegido do acesso dos demais processos.
Bloco de Controle do Processo:
São localizados na memória principal em uma área privilegiada do s.o., pois tem um espaço limitado pelo S.O. que especifica a numeração máxima de processos a serem suportado juntamente pelo sistema.
Estados do Processo:
Umprocesso ativo pode encontrar-se em diferentes estados:
Execução:
No estado de execução é quando esta sendo processado pela UCP,pois somente ele pode estar sendo acionado em um dado instante de tempo onde os processos se alternam na utilização do processador seguindo uma norma pelo S.O.
Pronto:
Neste estado ele aguarda apenas para ser acionado, onde o S.O é responsável por determinar a ordem pelosquais os processos em estado de pronto devem fazer uso do processador.
Espera:
Aguarda por algum evento externo ou recurso para prosseguir seu processamento onde podemos citar o fim de uma operação de E/S.
MUDANÇAS DE ESTADO DO PROCESSO
Ele muda durante o seu processamento em função de eventos voluntários
Pronto-execução:
É quando o processo estando pronto aguarda por uma oportunidade paraser acionado.
Execução-espera:
É quando passa por eventos gerados pelo próprio processo, como uma operação de E/S.
Espera-pronto:
É quando a operação solicitada é atendida ou o recurso esperado é aceito.
Execução-pronto:
Passa por eventos gerados pelo sistema, como o fim da fatia de tempo que o processo possui para sua execução.
CRIAÇÃO E ELIMINAÇÃO DE PROCESSOS
Ela ocorre a partir do...
tracking img