Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA LIVRE COM LISTAS ENCADEADAS

Algumas vezes quando precisamos guardar algumas informações picadas, como pacotes de dados de sockets ou audio, criamos uma listaencadeada que controla toda a informação sequencialmente e prove uma navegação nos dados guardados somente caminhando para frente ou para traz.

A estrutura de uma lista encadeada sedivide em 2ª principais variáveis: Data(dados) e Next(ou Prior – Próximo ou Anterior – quando necessário), para cada item no seu encadeamento possue um dado(Ponteiro, valor ou alguma coisaque precisa guardar) e a referência para o próximo item ou anterior na lista. Lista encadeada não disponibiliza acesso direto os items, então você não poderá acessar um item semnavegar-nos outros. Uma lista encadeada pode ser aperfeiçoada mas o principal objetivo é disponibilizar uma lista de capacidade quase infinita com a melhor performance do que outras técnicas.Como você sabe, lista encadeadas não guardam índices para os itens(não tem acesso direto) e isso evita processos de reindexação(reorganização de índices) que consomem um grande tempoquando se tem uma lista grande de itens. Quando precisa-se remover um item de uma lista encadeada, você precisa de fazer a primeira melhoria na estrutura de encadeamento para segurar o itemanterior e o próximo para cada item que tenha, e isso prove para você um caminho confortável para manipular os itens sem ter que escrever um monte de códigos e variáveis.

Uma lista delotes da memória indica quais estão ocupados com processos e quais são áreas livres. Como a lista é encadeada, cada elemento além das informações sobre sua partição da memória também apontapara a próxima área. É como se pegássemos um bloco de notas e descrevêssemos cada cômodo de nossa casa em uma das folhas informando quem está no cômodo e realizando qual atividade.
tracking img