Sistemas operacionais - sistemas de arquivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Arquivos
Sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido.
Funcionamento dos Sistemas de Arquivos e Logs
O disco rígido possui vários discos dentro dele. Cada face de cada disco é dividida em círculos concêntricos chamados cilindros ou trilhas, em cada trilha temos um determinado número desetores. É claro que toda essa estrutura é invisível, pois é feita magneticamente. O sistema operacional enxerga apenas uma longa lista de endereços, chamados de clusters ou blocos. Quando o sistema precisa de um determinado arquivo, ele não se preocupa em tentar descobrir em qual trilha e setor ele está armazenado. Ele apenas envia o endereço do bloco que deve ser lido e a controladora seencarrega do restante.
Para que os dados possam ser armazenados e lidos de forma organizada, é necessário que o HD seja previamente formatado.
Em primeiro lugar temos a formatação física, na qual os discos são divididos em trilhas, setores e cilindros e são gravadas as marcações servo, que permitem que a placa lógica posicione corretamente as cabeças de leitura.
Em seguida, temos a formataçãológica, que adiciona as estruturas utilizadas pelo sistema operacional. Ao contrário da formatação física, ela é feita via software e pode ser refeita quantas vezes você quiser. O único problema é que ao reformatar o HD, você perde o acesso aos dados armazenados, embora ainda seja possível recupera-los usando as ferramentas apropriadas.
Log do Sistema
O sistema de arquivo de Log contém os eventos quesão registrados pelos sistemas operacionais componentes. Estes eventos são muitas vezes pré-determinado pelo próprio sistema operativo. Arquivos de log sistema pode conter informações sobre alterações de dispositivos, drivers de dispositivos, mudanças de sistemas, eventos operações e muito mais.

Tipos de Sistemas de Arquivos
Há diferentes sistemas de arquivos para diferentes tipos de SistemasOperacionais. Esses sistemas de arquivos vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados.
No Windows temos apenas três sistemas de arquivos: FAT16, FAT32 e NTFS. O FAT16 é o mais antigo usado desde os tempos do MS-DOS, enquanto o NTFS é o mais complexo e atual. Apesar disso, temosuma variedade muito grande de sistemas de arquivos diferentes no Linux (e outros sistemas Unix), que incluem o EXT2, EXT3, ReiserFS, XFS, JFS e muitos outros. Para quem usa apenas o Windows, estes sistemas podem parecer exóticos, mas eles são velhos conhecidos de quem trabalha com servidores, já que neles o Linux é que é o sistema mais popular.
Abaixo tabela com o detalhamento de tipos desistemas de arquivos por Sistemas operacionais:
Sistema operacional Tipos de sistema de arquivos suportados
Dos FAT16
Windows 95 FAT16
Windows 95 OSR2 FAT16, FAT32
Windows 98 FAT16, FAT32
Windows NT4 FAT, NTFS (version 4)
Windows 2000/XP FAT, FAT16, FAT32, NTFS (versions 4 et 5)
Linux Ext2, Ext3, ReiserFS, Linux Swap(, FAT16, FAT32, NTFS)

Tipos de Licença de Software
Licença de Software é adefinição de autorização ou restrição de determinadas ações, sobre os direitos de autor do programador que cria o software, concedidas ou impostas aos usuários do mesmo.
Software Proprietário
Neste tipo de licença, toda cópia, redistribuição, ou modificação são estritamente proibidas, o que pode levar a processos judiciais. Para contornar as restrições anteriormente referidas, deve-se contatar ocriador para que este dê permissão para fazer, ou então adquirir uma licença para cada um dos casos anteriormente descritos.
Neste tipo de licença, encontramos vinculados alguns dos mais conhecidos programas mundiais: Windows, Adobe Photoshop, Adobe Dreamwaver, adobe Flash, Mac OS, entre outros...
GNU General Public License (GPL)
O GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos...
tracking img