Controle social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O homem naturalmente vive em grupos, ou seja, em sociedade e com isso é de se esperar que haja conflitos e desentendimento entre si, para evitar isso o homem vem buscar o intuito detrazer o equilíbrio na sociedade, assim, o direito que não existe por si só vem a aparecer com um grande instrumento de organização da sociedade chamado controle social. Na Sociologia a expressãocontrole social constitui um tema central. Que vem a ser um conjunto de dispositivos sociais, fazendo o uso das leis, usos, costumes, instituições e sacões, com objetivo de preservar a sociedadeestabelecendo ordem. Em um conceito operacional na sociedade para que o individuo se comporte de acordo com os valores sociais para uma boa convivência, de forma que esse mecanismo controle a sociedade sobreo Estado, ou seja, apresentando duas formas de abordagem, com influência e domínio coletivo sobre o individual.
























2. CONTROLE SOCIAL

2.1. FORMAS

Nasociedade o controle social esta em volta das mais variadas formas e situações com o objetivo de adequar o comportamento do individuo de acordo com os padrões da sociedade. Apresentando trêsclassificações típicas:


2.1.1. CONTROLE POSITIVO E NEGATIVO

O controle positivo usado com a intenção de incentivar e gratificar (sanções positivas) o individuo, como mecanismo de instrução de umbom comportamento, por exemplo, um funcionário de uma empresa que vem se destacando, como incentivo ganhara comissão e ficando de exemplo para os outros funcionários(gratificação), campanhasadvertindo o perigo do consumo de tabaco(persuasão) e os comunicados que o governo faz através dos meios de comunicação orientando a sobre a dengue (orientação).
Já de outra maneira, o controlenegativo atua, fazendo com que os indivíduos se afastem de comportamentos considerados negativos, usando um mecanismo de proibição, ou seja, aplicando sanções, por exemplo, em uma empresa um funcionário...
tracking img