Sistemas operacionais - plataforma linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo Plataforma Linux

Bernardo Diniz, Caio Jose Albano, Caio Rafael do Nascimento, Carlos Grinevicius, Carolina Toshie Leite Kuwaki , Daphne Saporiti Loureiro, Guilherme Ramos Ivankio, Jeferson Rodrigues, Joabes Carlos de Carvalho, Ricardo Sousa Machado, William Alves de Souza, Veronice Plucinski


ESEEI- Curitiba Paraná

be_dg@hotmail.com, caio.albano@yahoo.com.br, caiormn@gmail.com,cgrinev@yahoo.com.br, toshie.kuwaki@gmail.com, daphne_saporiti@hotmail.com, gui_lero@hotmail.com, jefersonrod@gmail.com, joabes@fwsnet.com.br, 88machado@bol.com.br, williamsouza83@gmail.com, veronicep@sanepar.com.br.


Spets: 4779, 4155, 3396, 4824, 4155, 4804, 4815, 4781,4791, 4797


Resumo Esse trabalho será base para um seminário que acontecera na disciplina de Sistema Operacional,das faculdades ESEEI. Neste encontro haverá um debate entre os colegas de sala, a respeitos das plataformas Linux e Windows. Toda a turma foi dividida em dois grupos, cada grupo estará defendendo ou esclarecendo dúvidas desses dois sistemas operacionais. Nossa equipe estará apresentando sobre o Linux. Nós vamos abordar características relevantes desse sistema operacional. Estaremos centralizando nadistribuição CentOs. A equipe procurou abordar um pouco da historia, abordando também as vantagens e outros fatores considerados importante pela equipe, com o objetivo de trazer informações sobre a plataforma baseado em software livre.

2 Introdução


O Linux, que já no inicio teve seu código fonte aberto e que foi disponibilizado a aos desenvolvedores, estes formam as comunidades ouempresas que trabalham soluções e disponibilizam ou comercializam.


Escolher Windows ou linux, esta basicamente relacionado a custo. Considerando esse fator, muitas empresas estão buscando soluções de softwares livres. As empresas, que comercializam algumas distribuições, estão trazendo soluções atrativas para as corporações e junto normalmente oferecem suporte. Isso faz com que,empresas, acostumada com as ferramentas dos softwares proprietários, sintam segurança para mudar sua estrutura.


Para usuários, ainda é possível perceber uma barreira. Mudar para algo diferente, reaprender, buscar, fazer escolhas. Muitas vezes esses fatores empurram essas pessoas a continuarem com seu sistema Windows.

Estaremos focando a distribuição CentOS. Será visto ascaracterísticas que dá a este sistema a credibilidade e aceitação por parte de grandes empresas.
Da mesma forma, será visto algumas características que dificultam o uso deste sistema operacional.
Outro tópico abordado, servidores, uma solução oferecidos pelos softwares livres, dando assim a justificativa de seu uso em vários cenários de TI (Tecnologia da informação), que uma empresa suporta.Vamos abordar a necessidade de suporte e certificação para o uso deste sistema.





2 Desenvolvimento

2.1 O que é Sistema operacional (SO) Linux?
O Linux foi uma criação do Linus Torvalds, então estudante não graduado da Universidade de Helsinque na Finlândia, no ano de 1991. Descontente com o sistema operacional instalado em seu novo PC IBM 386, desejou instalar o UNIX no lugar. Comoo preço era proibitivo, resolveu desenvolver um sistema operacional baseado no padrão POSIX, o mesmo padrão usado no UNIX.
Inicialmente começou o desenvolvimento pelo kernel (base do sistema operacional), que interage com o hardware, outros softwares e com o usuário. Em certa fase do desenvolvimento, Linus resolveu disponibilizar o kernel para a comunidade de desenvolvedores, sob os termosda Free Software Fundadtion, o qual é possível usar, alterar e redistribuir livremente. Com isso grupos, comunidades e empresas adicionaram aplicativos e softwares com características distintas.
Nascia assim às distribuições Linux. Estas distribuições diferenciam pela estabilidade do sistema em função dos testes realizados em todos os softwares distribuídos. Pelo grau de configuração...
tracking img