Linux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História Do Linux
Sharon Wendy Feitosa Franco Rocha Sharon_wendy@windowslive.com Sistemas Operacionais

Resumo
Linus B.Torvalds é o criador do Linux é a causa deste sistema de exploração ser inteiramente livre. O Linux não foi criado com um objetivo comercial, ele é considerado um sistema fiável, robusto e potente. É de resto capaz de funcionar com muito poucos recursos em computadores muitopouco potentes e de gama baixa. Linux é um sistema de código aberto, desenvolvido por programadores voluntários espalhados por toda internet e distribuído sob a licença pública GPL. E hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi).

Introdução
O nome Linux surgiu da mistura de Linus + Unix. Linus é onome do criador do Linux, Linus Torvalds Em 1988, Linus ingressou na Universidade de Helsinki no curso de Ciências da Computação. Após montar um computador no qual passou a adotar o Minix (um sistema operacional baseado no Unix, porém gratuito). Devido a observar as dificuldades deste sistema (especialmente com relação ao uso de terminal para conexão), Linus resolveu criar um programa para aemulação de terminal que funcionasse independente do Minix. Linus B.Torvalds tinha a intenção de desenvolver uma versão de UNIX podendo ser utilizada numa arquitectura de tipo 80386. O primeiro clone de UNIX que funciona sobre PCES foi o Minix, Linus Torvalds decidiu então alargar as possibilidades de Minix, criando o que mais tarde seria o Linux. Numerosas pessoas contribuíram para ajudar Linus Torvalds arealizar este sistema, de modo que em 1991 uma primeira versão do sistema viu o dia. Foi em Março de 1992 que foi difundida a primeira versão que não comporta quase nenhum bug.

Desenvolvimento
O Linux é um sistema de exploração parecido com os sistemas UNIX que pode ser executado sobre diferentes plataformas materiais: x86 (ou seja, plataformas à base de processadores Intel, AMD, etc.),Sparc, PowerPC, Alfa, ARM, etc. Assim, o sistema Linux pode funcionar igualmente em computadores pessoais, consolas de jogo ou mesmo assistentes pessoais. O Linux é, assim, um sistema multi plataformas. É igualmente multi-utilizadores (várias pessoas podem trabalhar ao mesmo tempo no mesmo computador), mas também multi-tarefas (várias aplicações podem ser lançadas ao mesmo tempo sem que nenhuma afecteas outras) e multiprocessadores.

O kernel seja o componente mais importante do sistema, ele não é o único. Qualquer sistema operacional moderno é a combinação de um enorme conjunto de drivers, bibliotecas, aplicativos e outros componentes. O kernel é apenas uma base sobre a qual todos eles rodam. Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a intenção de ganhar dinheiro e sim fazer umsistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva. Ou seja, ele coordena os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou. Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor. Embora o Linux tenha sidooriginalmente desenvolvido para ser usado em micros PC (mais especificamente no 386 que Linus Torvalds usava em 1991), a modularidade do sistema, o fato de ele ter sido escrito inteiramente em C e as boas práticas empregadas no desenvolvimento permitiram que ele ganhasse versões para outras plataformas. Hoje em dia, o Linux roda em praticamente todo o tipo de sistemas: de PCs domésticos equipados comchips de 32 ou 64 bits, a equipamentos especializados, usados em maquinário industrial. O Linux não possui um único fabricante. Ao contrário, existem vários fabricantes (empresas ou comunidades de desenvolvedores) que produzem as chamadas distribuições. Distribuição é uma forma de agrupar os componentes essenciais do Linux e diversos outros softwares de código livre para assim compor um sistema...
tracking img