Resumo bom-crioulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do enredo
Amaro, o personagem principal, é um escravo foragido que tem o desejo ser dono de seu próprio destino. É aceito como marinheiro, o que lhe permite realizar o seu sonho de liberdadee que, associado ao seu físico imponentemente muscular, claramente mais possante que o dos outros marujos, o transforma em alguém voluntarioso e benevolente, de tal forma que recebe o apelido "BomCrioulo". A disciplina da Marinha de Guerra parece-lhe suave quando comparada com a das fazendas de café, onde era escravo. Aos poucos, no entanto, durante uma viagem em que fora nomeado gajeiro de proa,pôs-se em contato com a cachaça e ficava violento de tal forma que os demais o temiam. Foi nessa viagem que conheceu Aleixo, um grumete adolescente louro, de olhos azuis, por que se apaixona. Amarodeixa de ser o marinheiro submisso. Envolve-se em brigas para defender o seu amado Aleixo, embebeda-se, e é castigado. Bom Crioulo também passou a dar conselhos ao rapaz sobre a vida de marinheiro:“que não se metesse em brigas”. Aleixo não saia de sua cabeça. Mas o que obtêm em troca de Aleixo é mais gratidão do que amor.
No Rio de Janeiro, após a reforma da corveta em que viajavam, Amaro arranjaum quarto para si e para Aleixo na pensão de uma portuguesa, D. Carolina, antiga prostituta que ele tinha salvado de uma tentativa de assalto. A vida com Aleixo é quase marital, e o Bom Crioulo,enfrentando alguma impaciência do rapaz, deleita-se mais com apreciar longamente o seu lindo corpo alvo do que com a obtenção do prazer sexual. Durante todo este tempo, levou uma vida em ordem. Até osoficiais estranhavam a modificação nos modos dóceis do negro. Com Aleixo também a vida ia certa e boa, exceto os caprichos libertinos do outro. D. Carolina dava-lhe carinhos, cuidando bem dele, admirandosua aparência sempre limpa e perfumada. 
Com o navio atracado, podiam descer a terra sempre e estavam sempre no quartinho. Os três, Amaro, dona Carolina e Aleixo, passavam a formar uma família....
tracking img