Bom criolo - obra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Realismo
Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade.
Não bastava mostrar a face sonhadora ou idealizada da vida, como fizeram os românticos; desejaram mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comumdiante dos poderosos.
Características do Realismo :
Veracidade: despreza a imaginação romântica.
Contemporaneidade: descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
Retrato fiel dos personagens: caráter, aspectos negativos da natureza humana.
Gosto pelos detalhes: lentidão na narrativa.
Denúncia das injustiças sociais: mostra para todos a realidade dos fatos. Linguagempróxima à realidade: simples, natural, clara e equilibrada.
Naturalismo

O Naturalismo foi um movimento cultural relacionado às artes plásticas, literatura e teatro. Surgiu na França, na segunda metade do século XIX. Este movimento foi uma radicalização do Realismo.
Características do Naturalismo em relação ao Bom-crioulo:

O ser humano está condicionado às suas característicasbiológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive;
“ ...a marinhagem ,analfabeta e rude , ouvia silenciosa , com um vago espeito no olhar , aquele repisado capitulo do livro disciplinar ... ’’
Ocorre muito o uso de descrições de ambientes e de pessoas;
“ ...um marinheiro negro , de olhos muito brancos ,lábios enormemente grossos , abriando-se num vago sorriso idiota , e em cujafisionomia acentuavam-se linhas características de estupidez e subserviência...”

Bom-Crioulo – Resumo da obra
Ao século XIX, antes da abolição da escravidão, Amaro, inconformado com a vida na senzala e com apenas 18 anos vê na marinha uma chance de conquistar liberdade. Como não quer voltar para o cafezal onde trabalhava apesar da saudade que sente da família, embarca na corveta e é aceitocomo marinheiro.
Aleixo era filho de pescadores em santa Catarina e a principio se sentiu intimidado com Bom-Crioulo, mas logo foi se acostumando com sua generosidade e construindo uma afeição sincera por ele.
Os oficiais especulam o fato, mas não passam de suspeitas. O certo é que Bom-Crioulo está apaixonado por uma criança de quinze anos, o qual abalara toda sua alma e o atraíra como umimã. E quando regressa o negro, é uma pessoa completamente diferente, dominado pelo desejo.
Aleixo fica muito feliz com a vida que leva na corveta: não lhe falta nada, é estimado por todos, invejado por muitos e a fama de “menino bonitinho” é inspirada pelas atitudes de Bom-Crioulo.
Quando falta pouco mais de um dia para estarem em terra novamente, Bom-Crioulo decide resolver de uma vez a“situação” com o grumete e são nestas condições, uma noite fria e chuvosa, que “consuma-se o delito contra a natureza”.
Chegando ao Rio de Janeiro, Amaro leva Aleixo pra morar consigo numa pensão, na Rua da Misericórdia, cuja proprietária é uma velha amiga sua. Dona Carolina, uma prostituta portuguesa que aumentava sua renda alugando quartos e que conhecera Amaro quando fora assaltada e este asalvara.
Para Bom-Crioulo, a vida agora se resumia a um quartinho, Aleixo e nada mais e tudo estava em ordem. Com o grumete também a vida ia certa e boa, exceto pelos caprichos do negro.
Ocorre cerca de um ano sem o menor abalo neste relacionamento e os três chegam a formar uma família. Mas Bom-Crioulo recebe a notícia de que será transferido para outro navio e Aleixo o consola dizendo que podemse encontrar da mesma forma na pensão. O negro não lhe fazia tanta falta, nada que não pudesse ser curado.
E assim que Bom-Crioulo vai embora D. Carolina chega ao quarto deles e fala com Aleixo, o qual confessa sua insatisfação com Amaro, o que acende a esperanças dela, fazendo-a dizer estar apaixonada por ele.
Entretanto, Bom-Crioulo não se sente satisfeito no outro navio. Mal tem...
tracking img