Sistemas operacionais on-line

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Web OS


O serviço de Web OS ainda é recente. Este foi inventado no ano de 1999 como serviço MyWebOS, que não existe mais.
Pode-se definir um sistema operacional como sendo uma camada que há entre a Máquina e o usuário.
Os Web OS são desktops on-line que permitem ao usuário fazer tudo o que os sistemas operacionais comuns realizam, contando com a vantagem de nãoprecisar estar sentado na cadeira de sua casa, utilizando o seu computador.

Não existem ainda grandes nomes neste serviço, entretanto o mais maduro deles era o G.ho.st OS, o mais estável dos seus concorrentes e oferecia um HD virtual de 5GB, e mais 1GB por amigo indicado. Infelizmente, de acordo com o site Wikipédia “no dia 15 de Março de 2010, os seviços G.ho.st fecharam seu site(http://ghost.cc), e enviaram por e-mail a todos os usuários do serviço:

Caro Usuário G.ho.st,

Esperamos que tenha apreciado nossos serviços gratuitos de Ghost. Lamentavelmente, as mudanças no mercado significam que não é mais economicamente viável para nós hospedarmos o serviço Ghost e encerraremos o serviço em 15 de março ou próximo. Mas vamos nos concentrar emlicenciar ou vender nossa tecnologia para grandes empresas.
Aconselhamos-o a migrar TODAS as pastas, arquivos e e-mails importantes para outro lugar seguro antes do dia de 15 de março. Você deveria considerar o Google Docs ou Microsoft SkyDrive para arquivos e serviços como o Gmail ou o Yahoo! Mail para o e-mail.
Lamentamos muito por qualquer inconveniente queisso possa causar e somos muito gratos pelo apoio fantástico que nós tivemos em nossa comunidade. “

E uma boa notícia para nós brasileiros, é que existe um SO brasileiro que utiliza os conceitos da Cloud computing. O Codeorama OS é o primeiro sistema operacional online brasileiro, desenvolvido por Paulo Gomes na Codeorama Software. Possui uma interface intuitiva, simples e fácil de usar,programas diversos como previsão do tempo, relógio, calendário, youtube, googlemaps e configuração total do desktop, ícones, papel de parede, cores, temas, entre outras.
Paulo Gomes acredita que os “webOS são o futuro da internet e pretende elevar cada vez mais a qualidade de seu Codeorama OS e abre espaço para o programadores do país quando disse que “se algum desenvolvedor ASP quiserajudar no projeto é só entrar em contato”.
Ele é quem assina pela empresa Codeorama Software, instalada em Ribeirão Preto, provedora do Codeorama Sistema Operacional Online, atualmente na versão 3.1.0. É um WebOS que alia diversas tecnologias a um agradável design
- Funcionalidades:
A começar pela área de “Preferências”, o usuário tem um verdadeiro painel de controle, parapersonalização do site; ele utiliza cookies para gravar suas preferências, que podem ser feitas no tema, atualmente com três opções, a “padrão”, “Chroma System” e “Black Power”; você pode configurar as opções da Dock, uma pequena barra no canto inferior semelhante ao do sistema Mac, as opções passam pelo tamanho é de auto-ocultação; você pode também definir os ícones, com diversas opções, de váriascores e “trejeitos”; caso não queira utilizar o papel de parede dos temas, tem a opção de escolher entre cores sólidas e wallpapers, disponíveis no painel de preferências. O CodeoramaOS oferece softwares online para edição de planilhas, de texto, um editor de desenhos, calendário sazonal, um navegador online, entre outras funções. No menu principal você terá diversos atalhos para os recursos que aempresa oferece, com links explicativos, de referências às soluções oferecidas pela Codeorama Software.
O CodeoramaOS ainda está em uma fase de implementação, visto que encontrar vários recursos que nos levam às “indevidas” páginas de arquivos não encontrados, as HTTP 404.
Outros projetos WebOS, já apareceram a algum tempo no mercado, são entre outros: o eyeOS, YouOS, Goowy,...
tracking img