Sistemas operacionais abertos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qual a função de uma MMU?

A) Dispositivo em hardware que mapeia os endereços lógicos em físicos.
B) Pode-se não conseguir executar algum processo mesmo havendo espaço suficiente na memória. Por não conseguir dividir o processo, o processo pode não caber em um espaço livre de memória.
C) O espaço lógico de endereços pode não ser contíguo; o processo recebe alocação de memória física sempreque houver disponibilidade. Divide a memória física em blocos de tamanho fixo chamados de quadros, divide a memória lógica em blocos de mesmo tamanho chamados de páginas e guarda-se informações sobre todos os quadros livres.
D) Traduzir um endereço lógico em físico.
E) Fragmentação Externa; existe memória livre o suficiente para atender uma requisição, mas ela não é contígua. FragmentaçãoInterna; A memória alocada pode ser ligeiramente maior que a requisitada; a diferença se deve ao tamanho fixo das partições.

Na MMU, o valor no registo de re-locação é adicionado a todo o endereço lógico gerado por um processo do utilizador na altura de ser enviado para a memória.
O programa do utilizador manipula endereços lógicos; ele nunca vê endereços físicos reais.
A conversão de endereçosvirtuais em físicos baseia-se em tabelas de páginas, que são estruturas de dados mantidas pelo sistema operativo.[2]




Em relação ao gerenciamento da memória , apenas uma das alternativas abaixo é verdadeira:

a) A fragmentação interna ocorre em sistemas com divisão de memória em partições variáveis, quando um processo não ocupa toda a partição reservada a ele, desperdiçando memóriadentro da partição.
b) A vantagem da divisão de memória em partições de tamanho fixo é que elimina-se a possibilidade de ocorrer fragmentação interna.
c) A compactação é uma forma de diminuir a fragmentação externa em sistemas com partições variáveis.
d) O esquema de divisão de memória em partições variáveis é muito mais simples de gerenciar do que a alocação de memória em partições fixas.Essa última exige maior complexidade e esforço do gerenciador de memória do que a com partições variáveis.
e) A desvantagem da divisão de memória em partições de tamanho fixo é que possibilita a ocorrência de fragmentação externa.

Os programas são deslocados na memória de forma que todo o espaço livre de memória fique reunido em uma só área, no início ou no fim da memória, criando assim umacriando uma área contígua.





Um sistema de memória virtual utiliza a técnica de paginação. Esse sistema pode gerar endereços virtuais de 16 bits mas possui memória física de apenas 32 kbytes sendo que as páginas possuem tamanho de 4 kbytes.

O número de entradas na tabela de páginas e a quantidade de molduras de páginas serão respectivamente:

a) 4 entradas e 4 molduras.
b) 8 entradas e8 molduras.
c) 16 entradas e 4 molduras.
d) 16 entradas e 8 molduras.
e) 16 entradas e 16 molduras.

Você já respondeu e acertou este exercício! (Resposta: D)




Uma interrupção é tratada por:

a) Transferindo o controle para uma rotina do tipo interrupt service.
b) Um controlador de dispositivo envia uma identificação da interrupção para a CPU.
c) Pela BIOS do computador.
d) A, Be C estão corretas.
e) O aplicativo do usuário é responsavel pelo tratamento da interrupção.

Uma interrupção é um evento externo que causa o processador parar a execução do programa corrente e desviar a execução para um bloco de código chamado rotina de interrupção (normalmente são decorrentes de operações de E/S).


Um sistema operacional NÃO é responsável por:

a) Coordenar o uso dosrecursos de hardware.
b) Compilar e linqueditar programas.
c) Gerenciar o uso de memória.
d) Decidi r qual processo será o próximo a ser executado.
e) Prover a segurança de arquivos e recursos.

O SO é um programa de controle do computador. O Sistema Operacional é responsável por alocar recursos de hardware e escalonar tarefas. Ele também deve prover uma interface para o usuário - ele...
tracking img