Pesquisa anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Répteis - Sistema Tegumentar - parte 1

     Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca, diferente da dos anfíbios, e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, o que protege o animal contra a desidratação e representa uma adaptação à vida em ambientes terrestres. A pele pode apresentar escamas (cobras), placas (jacarés, crocodilos) oucarapaças (tartarugas, jabutis).
     Nos peixes, as escamas têm origem na derme, ou seja, na camada profunda da pele e são formadas por tecido ósseo. Ao contrário dos peixes, as escamas da maior parte dos répteis formam-se na epiderme (a camada superficial da pele) e são formadas por queratina. No entanto, também existem escamas ou placas ósseas em alguns répteis, como os crocodilos.
       Aimpermeabilização da pele ocorreu graças à intensa produção de uma molécula protéica, a queratina, a grande novidade bioquímica produzida em grande quantidade pela epiderme dos répteis, fato que se repetirá também nas aves e nos mamíferos. Na verdade, na pele dos anfíbios, essa molécula já existia, só que em pequeníssima quantidade, sendo incapaz de tornar a pele impermeável à água e aos gases darespiração.
      Essa adaptação permitiu aos répteis a economia de água, possibilitando a vida em habitat dos mais diversos, inclusive desérticos. Por outro lado, a falta de umidade da pele e a riqueza em queratina impedem as trocas gasosas que, assim, passam a ser executadas exclusivamente por pulmões. 

      A cor e o padrão da pele dos répteis são determinados pelos pigmentos de suas escamas,e estão relacionados ao ambiente em que ela vive. Podendo proteger os répteis contra predadores visualmente orientados, de três maneiras:

Advertência

Cor geralmente vistosa alerta predadores sobre o risco de atacá-lo, por ser venenoso

(Micrurus decoratus, coral);

Mimetismo

Cor e padrão igual à de espécies venenosas engana e assim afasta os predadores

(Oxyrhopus guibei, falsacoral)

Camuflagem

Cor e padrão semelhantes ao ambiente confundem os répteis com o entorno, dificultando sua localização pelos predadores.

(Bothrops leucurus )

Curiosidades |
     Os camaleões, apesar de serem ágeis ao caminhar sobre os galhos das árvores, não são velozes. Mas a evolução natural equipou-os com células especiais, que possibilitam a mudança de cor em sua pele. Eles usamessa habilidade para se camuflar, caçar, e também para se comunicar.
      Ao contrário da crença popular, o camaleão não é incolor. Um fato interessante é que os camaleões não pensam que precisam mudar de cor, isso ocorre de maneira automática. Quando a luz é captada pela retina do animal, o cérebro processa a informação recebida e gera o impulso necessário, mandando os hormônios para a pele ecriando a coloração mais semelhante possível ao ambiente que existe em volta.      Camaleões assumem tons que estão dentro da gama de cores que sua espécie conseguiu adquirir pela evolução. Essas tonalidades podem incluir de tudo, desde azul marinho a rosa pálido, com listras e até estampados ou manchados. Outras espécies de camaleão são limitadas à transferência entre apenas algumas coresespecíficas, como vermelho, amarelo e verde.      Lagartos dotados dessa capacidade têm uma pele externa transparente, com várias camadas de pele embaixo. Abaixo do revestimento externo da pele dos camaleões, há três camadas celulares. A primeira, mais profunda, é composta por células pigmentares cheias de melanina, de cor marrom, os melanóforos. Acima desses, outra camada de células - as guanóforas -reflete a cor azul. Sobre essas, encontram-se as células cromatóforas, que refletem o amarelo e o vermelho.

      Essas cores, nas artes plásticas são conhecidas como cores primárias, porque a partir delas, consegue-se todas as outras cores. Assim, os camaleões conseguem reproduzir diversas colorações em sua pele. Quando um lagarto passa por mudanças de humor, nos níveis de temperatura corporal ou...
tracking img