Merenda escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise da Utilização da teoria da Aprendizagem Pianística de José Alberto Kaplan sob o olhar de três dos seus ex alunos

Lídia Cilane de Oliveira Morais
Universidade Federal de Campina Grande
enalic.32@gmail.com

Carlos Alberto Santos
Universidade Federal de Campina Grande
carlinhosantoslsp@gmail.com

Emy Pôrto Bezerra
Universidade Federal de Campna Grande
emyporto@gmail.comResumo: Este trabalho procura analisar a teoria de aprendizagem pianística de José Alberto Kaplan. Inicialmente, aplicamos um questionário para ambos e observamos como sua abordagem influenciou nas práticas dos mesmos. Então, analisamos que a psicologia dos movimentos contribui para o desempenho da técnica pianística relacionada ao controle mental, muscular e nervoso. Tais métodos são eficazes, bemcomo tal teoria são importantes nas práticas e experiências vivenciadas, pois elas ajudam a “moldar” o indivíduo. Finalizando, a aprendizagem pianística de Kaplan facilita para um bom conhecimento do corpo para aquisição de movimentos conscientes e coordenados podendo ser associados a resoluções de problemas técnicos.

Palavras-chave: Técnica Pianística, Teoria da aprendizagem, coordenaçõesmusculares, movimentos psicotécnicos, habilidade motora.

1. Aprendizagem e Prática pianística

Nesse trabalho pretendemos discutir sobre a teoria e prática pianística proposta por José Alberto kaplan em seu livro: Teoria da Aprendizagem Pianística - Uma Abordagem Psicológica (1995), a partir de resultados práticos dos seus quatro ex melhores alunos: Dra. Eldia Carla, Dra. Maria Di Cavalcantie Ms. Fernando Müller. Isto porque observamos que há uma necessidade de fundamentar o ensino do piano, em bases científicas, e não, no subjetivismo, em virtude da grande demanda de investigações nesta área, vasta e variada. No processo de aprendizagem pianística, são visíveis as transformações das características dessa prática, buscando-se constantemente o aperfeiçoamento e um desempenhoconsistente.
Sem dúvida, Kaplan foi um dos melhores músicos do Brasil, particularmente como professor e um dos fundadores da UFPB durante 48 anos. Exerceu grande influência no desenvolvimento da sua vida musical, especialmente nos campos do ensino, da regência e da composição. Nascido em Rosário, Argentina em 1935, naturalizou-se como brasileiro desde 1969. Aposentando como professor da Universidadedesde 1994, Kaplan passou a desenvolver atividades fora do Estado, principalmente como professor de piano e regente de orquestra. Morreu antes de completar seus 74 anos, na capital paraibana em 2009.
Acreditamos que é possível compreender e aplicar a fisiologia dos movimentos psicomotores apresentados por Kaplan.

Tocar piano subentende a realização de uma série de movimentos complexos quedevem acontecer de forma organizada, em concordância com alguma referência ou texto musical. Há uma interação entre a realização dos movimentos do pianista e à mecânica do piano. (PÓVOAS; PONTES, 1999,8p).

Cada composição musical é uma ocorrência única. As exigências variam de acordo com a concepção de parâmetros variados, tais como: percepção, interpretação, grau de conhecimento epossibilidades físicas de execução.

Portanto, a técnica do piano não é um trabalho enigmático e fastidioso como se supõe. Baseia-se em alguns princípios fundamentais de grande simplicidade, variando sua aplicação de acordo com as particularidades individuais de cada um. (OLIVEIRA, 1958,16p)

Ao estudar esta teoria é possível perceber que o ser humano apresenta alguma habilidade artística e já nasce comaptidões para desenvolvê-las, nas condições do meio onde o indivíduo está inserido, assim como os estímulos por ele concebidos, interferem diretamente na sua capacidade de desenvolvimento e aprendizagem. Sendo assim acreditamos que o mesmo é capaz de desenvolver todo e qualquer tipo de habilidade desde que esteja dentro do seu processo de maturação e que seja estimulado para tal. Segundo Kaplan:...
tracking img