Merenda escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: Alimentação na Escola: Merenda Escolar

OBJETIVO GERAL:

Esclarecer aspectos relevantes a importância de uma boa alimentação para o ser humano desde o nascimento e suas implicações para o bom ou mal desenvolvimento do mesmo, principalmente quanto aos alimentos oferecidos nas escolas, ou seja, a merenda escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Apresentar um breve históricosobre a alimentação;

• Esclarecer quanto ao desperdício de alimentos em nosso país;

• Relatar diferentes formas de aproveitamento desses alimentos desperdiçados;

• Apresentar alguns mitos que ainda prevalecem frente a alimentação;

• Ressaltar a importância de uma boa merenda nas escolas;

• Apresentar o cardápio de uma escola de ensino fundamental do município deMarau, colocando como é feito, sua execução, a importância desses alimentos e do próprio cardápio;

• Apresentar o que realmente é necessário para uma boa alimentação do ser humano;

• Analisar o necessário e o que realmente é oferecido na merenda escolar da escola anteriormente citada.

JUSTIFICATIVA:
Para que os seres humanos se formem normalmente são necessários cuidadosespeciais sobre muitos aspectos. Um deles, talvez o mais importante, é o alimentar, principalmente no que diz respeito á formação corpórea (física e emocional) normal de um indivíduo qualquer, quanto a saúde, desenvolvimento e crescimento dos órgãos internos e externos desse ser humano. Para que haja uma formação mais adequada do cérebro humano, os cuidados são muito especiais principalmente com anutrição (aspecto físico) e com o relacionamento humano (aspecto psíquico e emocional); para um cérebro estar completa e perfeitamente formado vai desde o momento do nascimento (0 ano) até o 5º ano de vida. Este é o período crítico e extremamente importante da vida cerebral de um ser humano normal.
A desnutrição, nos primeiros anos de vida, prejudica o desenvolvimento físico e mental, asaúde e a sobrevivência de seus portadores.
Devido a estas colocações entende-se que o ato alimentar tem como objetivo, além de fornecer nutrientes para manutenção da vida e da saúde, proporcionar conforto ao saciar a fome, prazer ao estimular o paladar e contribui para a socialização ao revesti-lo de rituais. Além disso é fonte de inúmeras oportunidades de aprendizagem.
Apesar dadiversidade dos hábitos alimentares é possível definir uma certa regularidade nos elementos que compõem o que os nutricionistas chamam de uma dieta adequada, ainda que as preparações culinárias variem segundo a disponibilidade de determinados alimentos e hábitos regionais. Do ponto de vista biológico, dieta adequada é aquela que supre as necessidades nutricionais para a manutenção da vida e saúde,e que segue algumas leis propostas pela ciência que estuda a nutrição humana. As necessidades nutricionais de cada pessoa variam com a idade, o sexo, o peso e estatura corporal, o metabolismo,o ambiente e o tipo de atividade que desenvolve.
O preparo e a oferta de refeições em ambientes coletivos necessitam de técnicas específicas, incluindo controle de qualidade permanente, tanto paraprevenir contaminações e intoxicações alimentares quanto para avaliar a qualidade do cardápio oferecido às crianças; aqui neste trabalho falaremos diretamente da alimentação fornecida aos alunos nas escolas, ou seja, da merenda escolar.
A alimentação escolar deve servir para um propósito duplo: provisão direta de alimentos e oportunidade de uma prática para a educação alimentar. O efeitodessa educação se estenderá além da criança, atingindo a família e toda a comunidade envolvida, não só a alimentação como todos os demais cuidados necessários à criança envolve esta parceria com a família.
Sendo a alimentação um dos cuidados mais especiais e necessários para os seres humanos cabe aqui relatarmos sobre os alimentos oferecidos nas escolas, sua preparação, conservação e...
tracking img