Sistemas dispersos

Páginas: 3 (704 palavras) Publicado: 31 de março de 2013
Físico-Química III

Sistemas dispersos


Consultando o livro do Paulo Netz (p. 265-289), responda às seguintes perguntas:

1- Classifique os sistemas dispersos quanto ao tamanho da partículae estado de agregação das fases dispersa e dispersante. Exemplifique

A classificação entre colóide, suspensões e mulsões baseia-se quanto a estado de agregação de cada uma das fases, eprincipalmente pelo tamanho das partículas, sendo portando classificados da seguinte forma:

Solução: Tamanho dse partícula inferior a 1nm. Quanto ao estado de agregação das fases do sistema, as formas são:gás-gás, gás-líquido, líquido-líquido, sólido-líquido e sólido-sólido. E alguns exemplos de solução são as soluções moleculares e as soluções iônicas.
Colóides: Tamanho de partícula deste sistema éde 1nm a 5mm. Já o estado de agregação das fases do sistema colóide, são: sólido-gás, sólido-líquido e líquido -gás. E como exemplos pode-se citar: névoa fumaça, gelatina e mucilagens.
Suspensões:Tamanho de partícula maior que 500mm. E agregação apenas das fases sólido-gás e sólido-líquido. Alguns exemplos são: aerossóis medicinais e leite de magnésia.
Emulsões: Tamanho de partícula tambémmaior que 500mm, porém o estado de agregação das fases deste sistema e apenas na forma líquido-líquido. São exemplos, o leite e as emulsões de uso farmacêutico.

2- Como são obtidos os colóidesliofóbicos e liofílicos?

Os colóides liofílicos são obtidos pela dispersão simples da fase dispersante na fase dispersa, como é o caso da gelatina, onde ocorre a solvatação espontânea da fase dispersa,devido a forte interação entre ambas as fases. Já, os colóides liofóbicos, caracterizam-se pela ausência de interação, ou seja, ausência de solvatação, para sua obtenção, portanto, é necessária aintervenção de algum processo mecânico de moagem, ultra-som, precipitação química ou eletrodispersão.


3- Qual a relação entre estabilidade de um colóide e o potencial zeta?

Os materiais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estudos dos sistemas dispersos
  • DISPERSOS NOS CIBERESPA O
  • Não por acaso dispersos
  • Debate sobre controle disperso deve crescer na CVM
  • Sistemas
  • Sistemas
  • Sistemas
  • sistemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!